Se você já teve ou ao menos viu um cachorro, certamente já percebeu que eles adoram abanar o rabo. Porém, você sabe por que eles fazem isso? Venha descobrir agora mesmo!

Então, muitos dizem que o cachorro abana o rabo quando está feliz, o que não é mentira. Entretanto, este comportamento pode demonstrar uma série de outros sentimentos. Quando um cãozinho está sozinho, ele praticamente não balança o rabo, o que significa que este é um recurso de comunicação que ele utiliza apenas quando precisa ‘conversar’ um pouco. Pode ser por estar feliz, curioso, inseguro ou até mesmo sentido algum desconforto ou dor.

Certo, mas como eu sei quando ele está feliz?

Um estudo realizado na Universidade de Wisconsin, EUA, comprovou que quando o balanço se espalha por todo o corpo é sinal de que ele está muito feliz. Sabe quando ele abana o rabo e mexe tudo? Até a bundinha não consegue parar quieta? É este o sinal da felicidade! Outro estudo comprovou que quando o rabo mexe mais para a direita, significa que seu amigão está muito curioso, agora quando a mexidinha é mais para a esquerda, significa que ele está se sentindo confrontado e desconfortável.

Por que cachorro abana o rabo? 2

Tudo isso acontece porque o cérebro dos cães possui a mesma organização que o nosso, ou seja, possui dois hemisférios opostos com funções distintas. O hemisfério direito é responsável pelas ações da área esquerda do corpo e vice-versa. Logo, o lado esquerdo do cérebro recebe os estímulos positivos, envia sinais para o rabinho abanar para o lado direito. Agora, quando o estímulo é negativo, ele chega na parte direita do cérebro e faz o rabo abanar para o lado esquerdo.

Quando o cachorro quer brincar, como ele faz?

Esse é o movimento mais divertido! Sabe quando o rabinho começa a abanar em círculos? Significa que é hora de pegar a bolinha favorita e fazer seu amigo colocar toda a energia que está guardada para fora. Além de balançar o rabo, eles também costumam balançar as patinhas dianteiras e pular em nossos colos.

Você sabia de tudo isso? Comente!