Caneca para Presente

Se você adotou um cachorro já adulto, é comum que fique sem saber quantos anos seu amigão tem. Mas será que é possível descobrir?

Claro que sim! Existem algumas técnicas para descobrir qual é a idade do seu amigo. Quando são filhotes, fica ainda mais fácil de descobrir ao analisar seu comportamento e seus dentinhos e isso pode ser vital já que diversas decisões devem ser tomadas a partir de sua idade.

Qual a idade do filhote?

Dos 7 aos 15 dias: É neste período que os pequeninos não tem dente algum. Eles ainda se guiam apenas através do tato já que seus olhos e ouvidos ainda estão fechados. Seus reflexos são puramente involuntários ou apenas respostas a estímulos como por exemplo fazer o movimento de sucção ou ainda de evacuação. É através dessas observações que você saberá que ele está nesta faixa de tempo.

Dos 15 aos 21 dias: Nesta faixa de tempo aparecem os primeiros dentinhos, os 6 incisivos superiores e os 2 caninos de leite, é adorável observar este crescimento. Em raças pequenas, pode demorar um pouco mais de tempo. Durante este período os olhos e ouvidos também se abrem e eles começam a ficar mais arteiros, caminhando por aí e fazendo bagunça.

Dos 21 aos 31 dias: Aqui surgem os demais dentinhos que no total são 42. Eles também devem começar a trocar sua alimentação de apenas leite materno para um pouquinho de ração sólida.

Do 1º ao 3º mês: Seus dentinhos começam a se desgastar e você poderá ver porque antes eram finos e quadrados enquanto os novos serão arredondados.

4 meses: Começa a erupção dos incisivos centrais na mandíbula e também no maxilar.

Até os 8 meses: Todos os dentinhos mudam, desde os incisivos aos caninos.

Até completar um ano: Todos os dentinhos novos nascerão e você poderá ver seus caninos fortes e definitivos.

Como descubro a idade do meu cachorro? 2

Qual a idade do adulto?

De um ano e meio até dois anos: Para saber se seu cãozinho está nesta etapa é preciso observar o desgaste dos incisivos centrais inferiores que neste período começam a ficar quadrados.

Dos 3 aos 4 anos e meio: Agora os 6 incisivos inferiores estão quadrados.

Dos 4 aos 6 anos: Começa a se observar o desgaste dos incisivos superiores, aqui você começará a perceber que seu amigo está iniciando os anos prévios à velhice.

Depois dos 6 anos: Todos os dentinhos começarão a apresentar desgaste e você também poderá ver uma maior quantia de placa bacteriana – tártaro – além do fato dos dentinhos caninos ficarem menos pontiagudos. Alguns dentes também começarão a cair dependendo da alimentação que seu amigo tem e aqui, meu amigo, começa o primeiro passo para a velhice que se inicia aos 7 anos. Caso tenha dúvidas e acredite que não conseguirá identificar a idade do seu amigão sozinho, basta pedir que seu veterinário de confiança faça isso para você.

Gostou da dica? Comente!

Caneca para Presente