É muito comum ficar na dúvida sobre castrar ou não seu cãozinho e hoje vou citar algumas vantagens de tomar esta decisão. Vamos lá?

Castrar machos

1. Diminuir a marcação de território

Cães machos tem o costume de marcar território sempre, em qualquer lugar. É muito importante para eles demarcar onde é sua área, onde ele comanda e as fêmeas são todinhas dele. Entretanto, esta mania pode causar grandes problemas já que ele pode acabar fazendo xixi nas paredes da sua casa todinha, assim como nos móveis também. Quando você castra o cão macho, a necessidade de marcar o território diminui consideravelmente e quanto mais cedo, melhor pois ele não terá ainda adquirido o hábito.

2. Passeios prazerosos

Sabe quando você sai passear com seu machinho e ele resolve correr atrás de todas as fêmeas. Isso é bem irritante e pode causar diversos tipos de acidentes tanto com seu cãozinho quanto com você mesmo! Logo, castrar evita este comportamento e suas consequências.

3. Menor chance de tumores

Ao serem castrados, os machos tem anulada a chance de desenvolver tumores nos testículos e próstata. Incrível, não é mesmo?

4. Evita fugas

Como estão castrados e não precisam mais correr atrás das fêmeas para satisfazer seus desejos, é muito raro que fujam. Logo, ao castra-lo, você garante que ele ficará em casa, seguro e contente.

5. Nada de atividade sexual… em você

É muito comum que cãezinhos utilizem você para satisfazer suas necessidades agarrando suas pernas ou até mesmo ursos e brinquedos. Ao castra-lo, você evita esse tipo de comportamento que pode causar constrangimento em casa.

Devo castrar meu cachorro? 2

Castrar fêmea

1. Menor chance de câncer

As cadelinhas costumam ter grandes chances de desenvolver diversos tipos de câncer como nas mamas ou no útero. Cadelas castradas tem a chance extremamente reduzida de desenvolver estes tipos de câncer, assim aumentando sua qualidade de vida.

2. Nada de ninhadas indesejáveis

Uma ninhada indesejável pode ser um grande problema, afinal são necessários diversos cuidados com a cadela prenha e também com os nenês quando nascerem. Se sua cadelinha for castrada, você evita a chance dela acabar tendo relações com outros cães e trazendo novos bebês a vida. A gravidez pode ser uma grande felicidade, porém também pode trazer grandes riscos para sua amiga tão amada.

3. Evita piometria

A infecção no útero (piometria) é algo extremamente incômodo e dolorido para a cadelinha e a castrando, você evita que esta doença ocorra e se espalhe.

4. Nada de gravidez psicológica e cio

É comum que cadelas desenvolvam a famosa gravidez psicológica, assim produzindo leite, fazendo ninho e esperando por uma ninhada que jamais virá. Além disso, cadelas quando entram no cio menstruam, podendo manchar sua cama, sofá, tapete e tudo o que for de tecido. A castração evita as duas coisas.

Já tomou sua decisão? Comente!