Como bem sabemos, a Síndrome de Down é uma alteração cromossômica que ocorre no cromossomo 21 dos seres humanos. Porém, será que cachorros podem ter síndrome de Down?
Então, cachorro não pode ter Síndrome de Down, seria impossível. Esta é uma alteração cromossômica que ocorre exclusivamente no DNA humano e que proporcionam características físicas e mentais apenas em seres humanos. Você até pode já ter visto um cãozinho que parece ter a síndrome, porém não é isso que acontece exatamente.
Cachorros também tem seu DNA formado por pares de cromossomos, porém estes são específicos e singulares em cada espécie e é esta organização que torna um cachorro… um cachorro. É claro que existem alterações genéticas e até mesmo trissomias que podem ser expressas na morfologia e comportamento, porém isso jamais acontecerá no cromossomo 21 já que este só faz parte da estrutura do DNA humano. As mutações genéticas nos animais podem acontecer na concepção ou serem resultado de experimentos genéticos como o famoso caso de Kenny, o tigre branco do Arkansas que faleceu em 2008 e foi erroneamente chamado de tigre com Síndrome de Down.
Em resumo, cachorros não podem ter Síndrome de Down porque esta é uma alteração genética específica dos seres humanos e que causa consequências específicas da nossa espécie. Nos cães, essa trissomia ou outras alterações genéticas causam consequências diferentes e ocorrem de forma diferente. Compreendeu? <3
Então, sempre que viralizar mais alguma imagem de um cachorrinho com olhos puxados ou outras características que possam se assemelhar com as da Síndrome de Down, lembre-se que não é possível que isso ocorra e que a razão para tais características físicas certamente é outra. Não dissemine Fake News por ai e sempre alerte a galera sobre esta informação. Compartilhe esta matéria com seus amigos e familiares para que eles saibam a verdade.