Infelizmente a maldade humana não tem limites e não é difícil encontrar um cachorro abandonado em situação de vulnerabilidade. Pensando nisso hoje vou dar algumas dicas do que fazer nessas situações. vamos lá?

1. O primeiro passo é se aproximar do cachorro lentamente, estender sua mão para ele cheirar e ir se aproximando devagar. Jamais tente o encurralar ou perseguir pois você poderá levar uma mordida.

2. Se abaixe, sempre se abaixe. Coloque seus olhos na mesma linha ou abaixo da linha dos olhos dele para que não se sinta ameaçado.

3. Uma boa forma de iniciar a relação é lhe oferecer comida, se estiver na rua a muito tempo, certamente estará faminto e não terá problemas em aceitar.

4. Faça carinho nele e tente pega-lo no colo para levar até seu carro, caixa de transporte ou o que quer que você tenha para o levar.

O que fazer ao encontrar um cachorro abandonado? 2

5. O primeiro passo é leva-lo ao veterinário para descobrir se está tudo bem. Lá ele poderá receber um banho, ser tratado, vermifugado e o que mais for necessário. Lá você também poderá descobrir se ele tem dono já que um veterinário tem a obrigação de ler o microchip gratuitamente.

6. Caso ele não tenha microchip, leve-o para casa e cuide dele enquanto divulga na vizinhança e nas redes sociais sua foto até encontrar um dono. Caso este dono nunca chegue, você tem uma decisão para tomar.

7. Agora você precisa analisar se está pronto para a responsabilidade de cuidar e zelar por esta vida. Caso você não tenha a possibilidade de ficar com ele a longo prazo não tem problema, procure alguma ONG ou centro de acolhimento onde possam cuidar deste pequenino e procurar para ele um lar com muito amor e carinho. Caso decida adotar, parabéns! Você tomou a melhor decisão da sua vida.

Você já passou por essa situação? Conte para a gente nos comentários como foi!