É comum vermos nosso cachorro se espreguiçar e bocejar, o que pode parecer sinal de muuuuita preguiça. Mas é isso mesmo? Afinal, por que ele se espreguiça?

Então, diferente de nós, seres humanos, que nos espreguiçamos para despertar e jogar a preguiça para o alto, com os cães é um pouco diferente. Ao bocejar e se espreguiçar, os cães estão ativando seu corpo para arejar os pulmões, assim aumentando seu fôlego. O comportamento em geral vem seguido de uma longa corrida atrás de alguma presa, já que agora existe uma grande quantidade de ar em seus pulmões oxigenando rapidamente seu sangue e trazendo energia! O curioso é que não apenas os cães como diversos outros animais carnívoros tem o mesmo comportamento.

Outro fato interessante deste mecanismo é o fato de após esta corridinha, o cão voltar com a língua para fora como se estivesse extremamente ofegante. Muitas vezes podemos até mesmo pensar que eles foram longe demais e que estão extremamente cansados. Porém, a verdade é que eles colocam a língua para fora porque arfar – o nome deste gesto – é a forma que os cachorros possuem de transpirar. Ao colocar a língua para fora, o excesso de calor é eliminado e deixa no lugar a temperatura corporal regulada. É interessante observar que quando o cão fica nervoso, ele também coloca o ‘linguão’ para fora porque nessas situações a temperatura corporal sobe e eles precisam equilibra-la o mais rápido possível.

Por que o cachorro se espreguiça? 2

É interessante conhecer esses detalhes sobre o seu amigão porque assim você logo irá saber prever o que ele está aprontando e também poderá ajuda-lo a resolver seus problemas, o deixando sempre tranquilo e feliz. Lembre-se de manter seu cachorro sempre bem, jamais o estressando ou o pressionando demais. Cães estressados possuem uma qualidade de vida muito inferior e você logo sentirá a diferença em seu comportamento que pode ficar tanto depressivo quanto agressivo. É importante ter sempre em mente que seu cãozinho depende única e exclusivamente de você.

Você sabia de tudo isso? Comente!