Se você passeia com seu cachorro por ai é impossível que não tenha visto o coleguinha chegar e eles cheirarem um o bumbum do outro. Por que será que eles gostam tanto de fazer isso?

Pois bem, cachorros cheiram o bumbum do outro porque é no anus que fica a assinatura do cachorro. Ou seja, pelo cheiro liberado pelas glândulas anais um cachorro pode descobrir qual a raça do outro, quantos anos tem, qual o sexo e até mesmo qual sentimento o amigo está sentindo naquele momento. Incrível, não é mesmo?

Este cheiro é como se fosse uma carteira de identidade ainda mais completa do animal e ajuda seu cachorro a se localizar e saber como agir diante daquele colega de raça. Além disso, os cães também são capazes de se comunicar pelo cheiro das fezes, urina e secreções glandulares ou ainda pelo cheiro do próprio corpo. Tudo isso graças aos chamados feromônios.

Por que os cachorros cheiram o bumbum dos outros? 2

É este fato que justifica também o porquê de alguns cãezinhos colocarem o rabinho entre as pernas de vez em quando, isso acontece quando ele se sente submisso ao cheiro do outro cão, assim baixando o rabo para que ele não sinta muito do seu odor que certamente o envergonha. O contrário também é válido, quando um cachorro é muito confiante, ele levanta bem o rabinho para que todos sintam seu odor que ele considera ser muito bom. É por isso que eles cheiram o bumbum um do outro.

Outro fato ainda mais interessante é que é assim que se definem os líderes de cada matilha e quando ele abana o rabo, significa que está exalando seu odor para que todos relembrem quem é que manda. Quando não há um líder presente no momento, eles se cheiram e não abanam o rabo. Pode observar!

Gostou da informação? Comente!