É muito comum ir até o mercado, agropecuária ou pet shop e ficar confuso dentre a infinidade de marcas e tipos de ração que hoje existem à venda. Por isso irei ajudar você a escolher o melhor tipo de ração para o seu cachorro. Vamos lá?

Tudo começa na alimentação, afinal é ela quem provém a energia e, por consequência, a vida do seu amigão. Quanto melhor a ração que você proporcionar, melhor e mais longa será a vida do seu cão. As rações precisam ter uma série de vitaminas e nutrientes desenvolvidos de forma balanceada, além disso é importante não ter corantes e nem muito sal. Hoje no mercado existem quatro tipos de ração que são nomeadas de acordo com sua qualidade.

Econômica

Esta você também encontra sob o nome de ração comum e ela consiste em um alimento de pouca qualidade nutricional, os fabricantes apostam em compostos de origem vegetal e isso não é bom para nossos cães que precisam de fibras e nutrientes de origem animal. A ração comum, infelizmente, tem um grande atrativo que é o preço extremamente em conta, porém lembre-se sempre que a economia aqui pode lhe custar muito lá na frente. Além da provável necessidade de tratamentos veterinários a longo prazo, você está colocando em risco a vida do seu amigão! Caso precise economizar, converse com seu veterinário de confiança e peça uma dieta que você mesmo possa preparar em casa com pouco sódio e nenhum corante, apostando em nutrientes vegetais misturados com animais. Que tal?

Standard

Existem rações chamadas de standard que também possuem um preço bem acessível, sendo apenas um pouco mais caras que a comum. Elas possuem um pouco de componentes de origem animal como farinha de carne ou gordura animal, porém elas também abusam de corantes e ingredientes vegetais.

Qual o melhor tipo de ração para os cães? 2

Premium

Aqui temos a primeira ração que realmente pode ser chamada de boa, ela faz uma interessante relação custo benefício já que não é tão cara e possui componentes de origem animal, assim ajudando na digestão do seu amigo e também o deixando muito mais feliz e satisfeito. Elas costumam ter um melhor controle de corantes e sal também.

Super Premium

Aqui está a melhor ração do mercado. Elas custam sim um pouco mais caro que as demais, porém são formadas por ingredientes puros vindos de animais como carne de ovino, bovino e frango. Seu valor proteico é excelente e a digestibilidade delas são muito boas. Você verá a diferença quase imediata nas fezes do seu cachorro que serão muito mais sólidas e fáceis de excretar pelo seu amigão.

Dica de ouro

Sempre que for trocar a ração do seu cachorro, faça aos poucos. Nunca troque simplesmente do dia para noite. Misture a ração antiga com a nova seguindo as seguintes proporções e lembre-se de não ter pressa:

  • 1º-3º dia: 1/4 da nova e 3/4 da antiga;
  • 4º-6º dia: 1/2 da nova e 1/2 da antiga;
  • 7º-9º dia: 1/4 da antiga e 3/4 da nova;
  • 10º dia em diante: ração nova apenas.

Você sabia de tudo isso? Comente!