Se você tem um cachorro em casa certamente já o observou dormindo e viu que, de repente, ele começa a chutar tudo ou a mexer os lábios. É claro que a primeira coisa que pensamos é que nosso filho esta tendo pesadelos! Porém, será que isso é possível?

Pesquisas afirmam que todo mamífero e ave é capaz de ter sonhos, algumas outras espécies de animais vertebrados também. Ou seja, cachorros também sonham e também passam pelos três estágios do sono assim como nós. O primeiro estágio é o NREM – movimento não rápido dos olhos – já o segundo estágio é o REM – movimento rápido dos olhos – e por último temos o terceiro estágio chamado de SWS – sono de onda lenta. É neste último estágio que os cães respiram profundamente, porém é no segundo em que eles sonham, se mexem e contorcem.

Nesse estágio os sonhos costumam ser bem reais e por isso que o corpinho do nosso amigão se mexe, isso porque ele sonha que corre, que se mexe, que se cossa, que come, bebe e etc. Ou seja, quando ele está se contorcendo não é um pesadelo, apenas significa que ele está sonhando exatamente com o que está fazendo. É interessante observar que mesmo sendo no segundo estágio o momento de maior atividade cerebral, é aqui que os cães descansam profundamente.

É possível um cachorro ter pesadelos? 2

Leia também: O que fazer ao encontrar um cachorro abandonado?

Sabemos que os cachorros são inteligentes e que sonham, mas será que tem pesadelos?

Sim, a resposta é sim. Quando eles choram, rosnam ou demonstram desconforto durante o sono certamente estão passando por uma situação complicada em seu sonho. Isso porque ao longo do dia ele pode ter passado por essa situação de medo e ela foi reproduzida pelo seu cérebro durante a noite. Logo, não há porque não acreditar que cães tem pesadelo sim. Quando você perceber que isso está acontecendo, você pode carinhosamente acorda-lo com uma carícia, falando baixinho palavras positivas para ele até que desperte daquela sensação ruim. Assim você garante que ele tenha uma boa noite de sono e se sinta amado e protegido.

Gostou da curiosidade? Comente!