Certamente você já ouviu durante a madrugada o seu cachorro ou da vizinhança uivando para o céu noturno, porém você sabe por que eles uivam?

Segundo pesquisadores, os cães utilizam-se do uivo para se comunicar a longas distâncias, assim ajudando quando o contato visual não é possível. Ao uivar, o cachorro atinge timbres bastante altos, o que permite o som chegar muito longe. Para você ter ideia, o som chega a quilômetros e quilômetros de distância e isso foi herdado de seus primos lobos.

Além disso, os cães também costumam latir para encontrar cadelas no cio, o cheiro delas costuma se espalhar pelo ar e quando eles sentem, latem até encontra-las. Quando há uma cadela na vizinhança, é comum que se inicie uma sinfonia de uivos já que o cheiro dos hormônios enlouquece todos os cachorros. Apesar de parecer, os uivos não demonstram dor ou sofrimento, é apenas uma forma de comunicação.

uivam

Leia também:

Além disso, os cães também uivam quando ficam sozinhos por muito tempo, para anunciar estranhos no terreno, para responder a sons agudos como sirenes e instrumentos musicais, para chamar a atenção dos donos ou ainda só para terminar com o tédio e conversar com os amigos.

Existem raças que costumam uivar mais por serem descendentes diretos dos lobos como o Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alasca. Vale ressaltar que é importante estar sempre atento, pois se o seu cão não tem o costume de uivar e comece a fazê-lo, talvez esteja sentindo alguma dor ou desconforto. Neste caso, leve-o ao veterinário sem demora, a saúde do seu amigão depende apenas de você.

Gostou da curiosidade? Comente!