Quem tem gato sabe que eles enxergam na escuridão e se viram bem nesta situação, porém será que um cachorro também pode ficar no escuro? Vamos descobrir!

A visão dos cães é bastante diferente da nossa, sua estrutura possui pupilas maiores, maior quantia de bastonetes em retinas mais largas e ainda possuem um tecido chamado tapetum lucidum por trás delas. Ou seja, toda esta estrutura ajuda com que eles consigam enxergar melhor do que nós em ambientes com pouca luminosidade. Entretanto, assim como o ser humano, cachorros não enxergam na escuridão total, precisando de um pouco de luz para poder enxergar.

Sua estrutura de visão utiliza a luz presente no ambiente e a duplica, assim processando a luminosidade que entra e a refletindo para ver novamente. Na prática, o que isso muda? Esta estrutura toda faz com que eles vejam um pouquinho borrado e com menos distinção, porém permite que percebam qualquer movimento e estejam sempre alertas. É por isso que durante a noite parece que seu amigão está observando você. É porque ele está mesmo! Desde que você tenha uma pequena fonte de luz no quarto, é claro.

ficar no escuro

Leia também: Existe cachorro homossexual?

Então, respondendo a pergunta que dá título a esta matéria ‘cachorro pode ficar no escuro?’, você pode sim deixar seu cãozinho com a luz apagada desde que entre alguma luminosidade pela janela, por baixo da porta, etc. Só não pode estar completamente escuro pois, neste caso, eles não irão ver nadinha. Deixe sempre um ponto de emissão de luz para evitar acidentes e garantir que seu amigo de quatro patas não passe por medo ou sufoco, está bem?

Você conhecia essas informações? Comente!