Se você tem um cachorro em casa, já deve ter se perguntado: Por que cachorro lambe as patas? Vamos descobrir agora!

Se o seu cachorro lambe as patas com frequência, é importante ficar alerta pois pode ser sinal de algum incômodo ou até mesmo algo mais grave. Além disso, lamber as patinhas com frequência pode causar problemas sérios de saúde pois ao fazer isso o cãozinho pode se machucar e também retirar a defesa natural da pele. Cada cãozinho faz isso por um motivo diferente e agora vamos conhecer os mais comuns.

Presença de pulgas e carrapatos

Pulgas, carrapatos e ácaros podem ser extremamente incômodos e eles tem a irritante mania de se esconder nas patinhas dos nossos amigões. Não bastando se esconder lá, eles também começam a picar a região, causando muita coceira. Essa pode ser a razão para o seu cãozinho estar lambendo as patinhas e para evitar o fato, leve-o ao veterinário para uma avaliação, assim fazendo o tratamento mais adequado.

Alergia

Assim como você, seu cãozinho também pode ter alergias a elementos como a grama, o pólen, algum tapete novo, roupas que você está usando e etc. Se este for o caso, é comum que eles queiram se coçar e caso a alergia se desenvolva nas patinhas, a lambida pode ser a solução para amenizar o incômodo. Caso você suspeite de alergia, também é importante procurar um veterinário para descobrir qual o tratamento correto.

lambe as patas

Leia também: Por que os cachorros cheiram o bumbum dos outros?

Ansiedade ou tédio

Cães que costumam ficar muito tempo sozinhos todos os dias podem desenvolver algumas atitudes compulsivas. É importante tomar cuidado porque este comportamento pode causar feridas e também retirar a proteção natural da pele. Para que isso não ocorra, evite que seu cão se sinta ansioso ou com tédio através de brinquedos e muito amor. Faça companhia a ele e deixe disponível diversos tipos de entretenimento para que ele esqueça da nova mania adquirida.

Dor

Alguns cãezinhos sentem dores físicas causadas por machucados ou desconfortos pela idade e lambendo as patas, eles tentam diminuir sua dor. Caso você suspeite que é este o ocorrido, corra para o veterinário para fazer uma consulta e exames, assim descobrindo a origem da dor e a tratando.

Você já passou por isso? Como solucionou? Comente!