Como já falamos aqui no Cachorro Amigo, é muito importante castrar seu cachorro e esta ação tem inúmeros benefícios. Porém, você sabe qual é a melhor idade para isso?

Quando posso castrar meu cachorro?

A idade para a castração depende muito do porte e também da raça que ele possui. Falando de uma forma geral, é sempre muito importante fazer a castração das cadelas antes do primeiro cio que ocorre em geral após os seis meses. Então, via de regra, aos 6 meses é a melhor idade. Porém, se você quiser ser específico e castrar exatamente na hora certa, o ideal é consultar o veterinário para descobrir se ela já entrou ou não no primeiro período de ovulação.

Agora, a idade dos machos é sempre mais complicada já que eles não entram no cio e nós não conseguimos ver quando exatamente ele começa a produzir espermatozoides. Entretanto, existe a média de que maturidade sexual ocorra entre os 6 e 9 meses de idade. Você pode observar ele alcançar a ‘adolescência’ quando começar a querer marcar território e montar em brinquedos ou até mesmo em você. Se isso começar a ocorrer, agende a castração logo. 🙂

castrar

Qual a influência da raça no período da castração?

Justamente a questão do porte, um chihuahua fêmea por exemplo entra no cio muito antes do que uma fêmea de labrador. Isso ocorre em função do seu tamanho, quando o cãozinho é pequeno tudo ocorre muito mais rapidamente em seu organismo e é comum que o primeiro cio ocorra antes. Então, caso você tenha um cãozinho sem raça definida, preste atenção no seu porte. Quanto menor, mais cedo você terá que castra-lo.

Caso tenha qualquer dúvida sobre este período, é importante perguntar a opinião do seu veterinário de confiança. Além disso, a castração é um procedimento cirúrgico que costuma ter um valor elevado e que requer atenção no pós operatório, então pesquise bastante e escolha uma boa clínica para fazê-lo e prepare-se para cuidar direitinho do seu amigão neste período. 

Você sabia de tudo isso? Comente!