Quando adotamos um cachorro, é comum que desejemos que ele fique pequeno e adorável para sempre, entretanto ele cresce. Porém, você sabe com qual idade ele deixa de ser filhote?

É muito importante saber esta informação para poder trocar a ração, apresentar-lhe novos brinquedos, fazer diferentes vacinas e é claro, começar a se preocupar com a castração. O complicado com esta informação é que cada cão envelhece da sua própria forma. Cachorros de porte grande, por exemplo, demoram mais tempo para chegar na fase adulta quando comparados com cachorros pequenos.

Como existem diferenças dentre os tamanhos e as idades, pesquisadores e veterinários criaram uma espécie de tabela média que ajuda você a se guiar mais ou menos dentre as diferentes etapas da vida do seu amigão, assim identificando quando ele deixa de ser filhote. Caso você tenha em casa um cão de porte pequeno, saiba que ele se tornará adulto entre os 9 e 12 meses de idade, já cães médios e grandes chegam nesta fase entre os 12 e 15 meses de idade. Por último, os cães considerados gigantes chegam a fase adulta entre 18 e 24 meses de idade. Tudo depende do porte e também da raça, alimentação e fatores ambientais também podem contribuir para essa evolução.

Quando seu cachorro chegar a esta fase, ele será considerado jovem e só será um adulto completo aos dois anos, mais ou menos. Para ter a informação precisa você pode levar seu amigão para uma consulta veterinária, assim o profissional pode examina-lo e, a partir de uma série de fatores, concluir se ele já chegou a vida adulta. Essa consulta é importante porque o veterinário também pode perceber e diagnosticar caso seu cão não esteja crescendo no ritmo correto.

deixa de ser filhote

Qual a diferença entre o cão filhote e o cão adulto?

Muitas coisas mudam, principalmente na alimentação que agora não deve mais ser feita com rações para filhotes, mas sim com rações para adulto e mais tarde, com ração para castrados. A ração para adultos possui menor quantia de gorduras e cálcio e maior quantia de proteínas que são necessárias para o seu desenvolvimento correto. Os cães adultos também gostam mais de passeios longos e tem mais energia para gastar com atividades físicas e esportes. Além disso, é aqui que você deve treina-lo para obedecer instruções básicas como sentar, deitar, vir, parar e etc.

Leia também: Devo castrar meu cachorro?

A rotina de higiene também deve ser ainda mais intensa, incluindo desparasitação interna e externa, continuação das vacinas, banhos mensais, limpeza bucal, ocular e auditiva e visitas ao veterinário a cada 6 ou 12 meses, dependendo da orientação do profissional. Não esqueça da castração também que precisa ser feita na fase adulta para que seu amigão se beneficie de uma série de vantagens que já falamos aqui no blog.

Você sabia dessas informações? Comente!