Dizem por ai que cães tem a tendência de ficarem parecidos com os donos. Entretanto, será que é verdade que meu cachorro ficará parecido comigo? Vamos descobrir!

Então, é normal que ao chegar no abrigo ou local onde você irá escolher seu filhote, acabe selecionando um que seja parecido com você. Seja fisicamente por algum aspecto, seja por comportamento. Entretanto, existem casos que ocorrem devido ao que os psicólogos chamam de ‘mero efeito da exposição’. Nosso cérebro possui o costume de aprovar tudo o que é familiar a primeira vista devido a sua carga emocional positiva, ou seja, mesmo inconscientemente você encontrará um cãozinho igual a você de alguma forma.

Ao nos vermos nos espelhos, fotos ou até mesmo no reflexo da tela do smartphone, acabamos dia após dia reforçando nosso aspecto físico na memória. Nós já vimos nossos rostos tantas vezes que ao ver um cachorro parecido, simplesmente nos encantamos sem nem saber o porquê. Durante os anos 90 foram feitos diversos estudos por cientistas comportamentais que foram capazes de encontrar pessoas que eram simplesmente iguais a seus cachorros dentro das possibilidades, podendo emparelhar humanos e cachorros ao se basear apenas nas fotografias.

parecido

Leia também: Por que meu cachorro dá voltas antes de deitar?

No experimento diversos participantes viam três imagens, uma pessoa e dois cachorros. Então era pedido que o participante afirmasse qual era o dono do cachorro. Foram 25 pares de imagens e 16 deles foram coincididos com seus tutores. Alguns desses estudos chegaram a afirmar que é por isso que muitos donos de cães levam anos para encontrar seu ‘par ideal’, isso porque estão constantemente procurando animais semelhantes a si mesmo e só adotam quando finalmente conseguem. O mais bizarro é que isso é tudo um processo inconsciente, você nem percebe que é isso que procura.

Você sabia disso? Comente!