Canecas para Presente

Se seu cachorro está pronto para se deitar, pode observar que ele dá voltas sempre, toda santa vez. Mas afinal, por que ele faz isso? Qual o motivo?

Além de ser adorável e bem engraçadinho, este ato é bem útil para eles. Ao menos era quando o cachorro ainda era um lobo que corria por aí e vivia de forma silvestre. Os lobos costumavam dar voltas antes de deitar para verificar se haviam insetos ou animais selvagens escondidos na terra onde eles pretendiam deitar. Essa era a estratégia para se defender e não ser pego de surpresa antes de dormir.

Além disso, como dormiam na grama e na terra, o lobo também costumava dar essa voltinha para amaciar o terreno, deixa-lo um pouco mais chato e evitando que a grama machucasse ou incomodasse durante a soneca. Desde o princípio os cães/lobos deitam de barriga para baixo e com o rosto no chão para proteger seus órgãos vitais. Além disso, dar a volta permitia que eles percebessem em qual direção estava ventando, assim decidindo se deixariam seu focinho voltado para a brisa para se refrescar em noites quentes ou o oposto, para se aquecer nas noites frias. Por último, este giro também espalha seu cheiro e marca seu território, assim avisando aos demais que este é um espaço só dele e que provavelmente voltará para dormir ali nos próximos dias.

cachorro dá voltas

Leia também: Por que os cachorros cheiram o bumbum dos outros?

Certo, explicado. Porém, hoje os cachorros vivem uma vida doméstica e pacata sem ter que se preocupar com animais e insetos, com roubo do seu lugar ou ainda com se aquecer ou resfriar pois nós fazemos isso por eles. Por que ainda o cachorro dá voltas? Simples, isso faz parte do instinto, da memória genética. Para eles, é como um ritual, algo obrigatório para se fazer e por isso, continuam por séculos tendo a mesma ação. Vale ressaltar que este é um comportamento normal e comum, porém caso você observe que seu cachorro está dando voltinhas demais ou está parecendo um tanto estressado, é bom procurar um veterinário. Isso pode ser uma ação obsessiva, um reflexo de ansiedade e estresse e ambos não são nada saudáveis para o seu amigão de quatro patas. Fique sempre atento.

Você conhecia essas informações? Comente!

Canecas para Presente