Canecas para Presente

Todos nós já passamos por este momento: Chegar em  casa depois de um prazeroso passeio e ao ver o cachorro se coçando, descobrir um carrapato. E agora, o que fazer? A gente explica!

Por que é importante eliminar os carrapatos?

Os carrapatos são insetos muito inoportunos que caminham através do pelo do cachorro até achar um lugar perfeito, então eles mordem a pele e ficam fixos sugando o sangue até estarem cheios. A grande questão é que carrapatos são transmissores de inúmeras doenças perigosas como a erliquiose e a babesiose, ambas podem causar falta de apetite, anemia grave e febre. Caso você não as trate, seu cachorrinho pode ser morto devido as consequências! É por isso que você precisa remover o parasita o mais rápido possível.

Como faço para retira-lo?

Hoje você não precisa mais ir lá arranca-lo a todo custo na base da porrada, existem diversos produtos que ajudam você nesse processo, veja a seguir:

Xampus e sabonetes

O primeiro passo é ir até uma petshop e dizer que seu cachorro está com carrapatos, então o vendedor ou vendedora certamente lhe apresentará alguns xampus e sabonetes específicos para isso. Eles possuem substâncias antiparasitas que ajudam a matar o carrapato já na aplicação. Siga corretamente as instruções de uso e só o utilize quando o cão estiver com carrapato, esse tipo de produto não faz prevenção!

Pipetas

Caso você não queira apostar num banho, você também pode comprar uma pipeta. Esta pipeta consiste em uma pequena bisnaga com líquido inseticida que, ao colocar em contato com a pele do animal, se espalha por todo o seu corpo matando pulgas e carrapatos, isso além de impedir que os ovos se desenvolvam. Elas agem em até 48 horas e seu efeito pode durar até um mês. Como é um produto muito forte, aconselho que questione seu veterinário sobre isso para saber se é uma boa ideia.

carrapato

Leia também: Por que cachorro perde pelo?

Coleiras

É um tipo duradouro da pipeta já que libera o mesmo inseticida antiparasita de forma mais lenta ao ficar em contato com o calor do corpo. Ela também impede que ovos se desenvolvam e algumas possuem até mesmo repelente para mosquitos, assim prevenindo doenças como a leishmaniose.

Comprimidos

Também existem medicamentos comprimidos que já vem com um sabor gostosinho e que tem o propósito de retirar carrapatos, eles levam 12 horas para fazer efeito e sua ação dura de um a três meses. Também existem comprimidos de emergencia utilizados em casos de infestação que duram 24 horas e são bem mais fortes, estes devem ser utilizados em parceria com a coleira ou a pipeta.

Em caso de

Infestação leve

Quando você identificar um ou dos carrapatos apenas, um bom banho deve resolver utilizando os xampus e sabonetes antiparasitas.

Infestação moderada ou grave

O primeiro passo é sempre um banho, depois é bom dar o comprimido de emergência associado ao uso da pipeta ou coleira para evitar que a infestação volte ou duplique.

Gostou da matéria? Já passou por este aperto? Comente!