Canecas para Presente

Quem tem cachorro sabe que existem períodos do ano que nossas roupas se tornam 20% algodão, 80% pelo. Porém, por que será que cachorro perde pelo?

Um pouco de queda de pelo é bastante normal e significa que esta havendo uma renovação da pelagem, entretanto caso seja excessiva a quantia, é muito importante procurar um veterinário já que existem inúmeras razões que levam a este sintoma. Hoje vamos conhecer algumas delas:

1. Troca da pelagem

Sim, assim como seus cabelos caem para que novos cresçam, o mesmo ocorre com os cachorros. Essa troca ocorre principalmente quando mudam as estações onde os pelos grossos do inverno são trocados por finos para o verão e vice-versa. Uma curiosidade interessante é que cães de pelo curto tendem a perder muito mais pelo do que os que possuem pelo longo já que devido ao tamanho menor, os fios atingem seu máximo mais rapidamente.

2. Alergia a alimentos

A queda do pelo pode ocorrer devido a algum processo alérgico relacionado com sua alimentação. Então, se você começou a dar outra ração, se a ração que já comprava mudou a fórmula ou ainda se introduziu novos alimentos a sua dieta, talvez esta seja a razão. Entretanto, só quem poderá afirmar isso é o veterinário, tudo bem?

3. Carrapatos e pulgas

Se seu cãozinho foi passear, observe bem se não há escondido em seu corpinho alguns carrapatos ou pulgas. Isso porque esses parasitas podem agredir a pele do seu amigão e assim, causar inflamações e irritações que levam à queda do pelo. Inclusive, o próprio ato de coçar pode causar a queda.

cachorro perde pelo

Leia mais: Por que meu cachorro come fezes?

4. Falta de nutrientes

É importante prestar atenção na dieta do seu cachorro, isso porque dietas desequilibradas podem causar deficiências nutricionais que, por sua vez, afetam diretamente a saúde do seu filho de quatro patas. Se você suspeita disso, leve seu cachorro ao veterinário e mencione qual tipo de ração ele come, petiscos e sachês. É normal que ele peça exames laboratoriais para identificar quais são as carências para assim prescrever uma nova dieta.

5. Desequilíbrio hormonal

Hormônios podem ser a razão pela qual seu cachorro está perdendo pelos e só é possível atestar este fato com exames laboratoriais. Caso seja a razão, seu veterinário irá indicar quais são os melhores medicamentos e procedimentos a seguir.

6. Estresse e ansiedade

Nós perdemos cabelos quando estamos estressados e ansiosos, logo nada mais normal do que o cachorro também ter o mesmo sintoma. Cães que passam muito tempo trancados e sozinhos podem desenvolver quadros de estresse e ansiedade que fazem os pelos cair. Para evitar este tipo de situação, deixe muitos brinquedos a disposição, leve-o para passear e evite deixa-lo muito tempo sozinho.

Ainda está na duvida de por que cachorro perde pelo? Essas são apenas algumas das causas da queda e por isso digo mais uma vez: consulte seu veterinário de confiança. Só ele poderá confirmar a causa e ajudar você a tratar o problema, tudo bem?