Nós, seres humanos, adoramos frutas e comemos toda a imensa variedade que a natureza nos provém. Porém, será que cachorro também pode comer de tudo? Mais especificamente, será que nosso amigo de quatro patas pode comer maçã?

Sim! Cachorro não só pode comer maçã como veterinários recomendam sua ingestão devido a qualidade e benefícios da fruta. Você pode oferecer a maçã crua como se fosse um prêmio ou ainda fazer receitas com cenoura, existem diversas receitas que podem ser feitas especificamente para o seu cachorro e que com certeza farão sua felicidade. Veja 10 benefícios que a fruta traz para o seu amigo:

Benefícios da maçã para cachorros

1. Hidratação, esta é uma fruta cheia de água e é excelente na hora de hidratar seu amigão.
2. Contem taninos, substância com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a controlar a mucosa gástrica irritada.
3. Seu alto teor de potássio ajuda muito na atividade neuromuscular, transmissão de impulsos nervosos e também equilíbrio hidro-eletrolítico do corpo.
4. Ajuda na limpeza dentária, assim evitando a formação de tártaro e placa. Além disso, ela trabalha o fortalecimento dental também.
5. A fruta é capaz de prevenir o câncer devido ao seu teor de antioxidantes que previnem e também retardam a possibilidade de câncer e também ajuda a evitar o envelhecimento cerebral dos cães.

maça

6. Ajuda muito no caso de cães obesos ou que possuam problemas renais devido a sua função depurativa. Porém, vale ressaltar que é importante consultar o veterinário para verificar se seu cãozinho pode mesmo ingerir a fruta.
7. A pelagem e a derme do seu cão ficarão mais fortes e protegidas devido a vitamina C, carotenoides, vitamina A e ácido fólico
8. Além disso possuem fósforo, cálcio e magnésio, todos essenciais para um corpo saudável.
9. Ajuda no descanso do seu amigão que dorme muito melhor a noite após sua ingestão.
10. A maçã não causa alergias ou hipersensibilidade, sendo muito indicada para cães que sofrem desses males.

Leia também: Cachorro gosta de usar roupas?

Cuidados necessários

Entretanto, é preciso tomar muito cuidado com alguns aspectos desta fruta. Ela é rica em açúcar e portanto não deve ser dada ao cão com muita frequência. Além disso, a semente desta fruta é muito prejudicial já que possui um composto de açúcar, ácido cianídrico e benzaldeído. Apesar de alguns estudos antigos dizerem que este composto era benéfico, foi comprovado seu potencial tóxico, principalmente em cães. Então todo cuidado é pouco!

Dosagem ideal

Devido a sua quantia de açúcar que pode ser capaz de causar a diabetes canina – e por isso é preciso tomar todo o cuidado e não exagerar – a maçã pode ser dada de duas a três vezes por semana. Uma pequena maçã, com casca e sem sementes garantirá a diversão do seu cão e também uma boa saúde.

Gostou da informação? Dará maçã para o seu cãozinho? Comente!