Canecas para Presente

Infelizmente sim, a asma em cachorros não é muito frequente, porém existe e ocorre principalmente em raças de cães pequenos. Por isso, preste atenção nos sinais e fique sabendo sobre tudo a respeito desta doença tão incômoda para os nossos pequeninos. Vamos lá?

Sintomas da asma

O primeiro passo é ficar de olho nos sintomas que seu cachorro está apresentando para identificar a possibilidade de ser asma. Caso você suspeite dessa possibilidade, não perca tempo e leve seu amigão para o veterinário, só ele poderá fazer o diagnostico corretamente e prescrever o melhor tratamento. Existem sintomas que se apresentam de forma leve e também é possível que seu cão tenha crises respiratórias agudas que coloquem sua vida em risco. Portanto, preste atenção nos sintomas:

  • Tosse
  • Respiração pela boca e por vezes, com a língua para fora
  • Falta de ar, dificuldade evidente na respiração
  • Coloração azulada nas mucosas indicando falta de oxigênio
  • Espirros

asma

Tratamento da asma

Ao notar algum ou alguns dos sintomas, não hesite na busca pelo veterinário e diagnóstico preciso. Após a consulta, caso seu cão tenha asma, você precisará iniciar o tratamento prescrito que se baseia na dilatação dos brônquios, assim restabelecendo o fluxo de ar e melhorando a respiração. Para isso são utilizados corticosteroides e broncodilatadores, em casos graves também é necessário administrar oxigênio, tudo manuseado com cuidado já que o estresse pode dificultar ainda mais a respiração do cão.

Existem medicamentos de administração oral ou ainda inaladores, esses últimos são muito mais rápidos e possuem menos efeitos colaterais. Existem dispositivos que pulverizam o medicamento na dose correta em uma câmara para que o cão inale e assim consiga respirar. E antes que você pergunte: Não. Você não pode administrar a sua medicação para asma no seu cachorro já que este ato pode ter consequências fatais. Consulte seu veterinário e evite perder seu amigo de toda a vida.

Leia também: Por que cachorro perde pelo?

Ações caseiras que diminuem os sintomas

Existem diversas providências caseiras que você pode tomar em casa para diminuir os sintomas da asma e ajudar seu cão a respirar melhor, são elas:

  • Manter a casa ventilada
  • Remover tapetes e almofadas
  • Não utilizar aerosóis nem levantar pó próximo ao seu cachorro
  • Não o exponha a fumaça
  • Aspire toda a casa com frequência

Você também pode oferecer alguns broncodilatadores naturais como a camomila, por exemplo, que age como um anti-estresse e ajuda seu cachorro a respirar melhor. Além disso, uma colher de chá de aveia natural também gera o efeito tranquilizador que o ajuda a respirar melhor. Caso queira mais indicações de medicamentos caseiros para aliar ao tratamento medicamentoso, questione seu veterinário sobre opções que sejam interessantes.

Seu cão tem asma? Conte para a gente sua experiência!

Canecas para Presente