Canecas para Presente

Brinquedo é brinquedo. Será? Você sabia que existem brinquedos que não são recomendados e que tudo depende da idade e do tanho do seu cachorro? Sabia que existem brinquedos que podem apresentar risco a vida do seu amigo? Pois é, continue esta matéria e se mantenha bem informado.

A primeira regra é lembrar que seu cachorro é como uma criança, um bebê que pode não compreender bem como funcionam os objetos e assim, acabar sofrendo acidentes. Brinquedos pequenos quem possam quebrar facilmente são um grande risco pois podem ser ingeridos ao acaso e causar graves consequências. Brinquedos pequenos também são muito arriscados, assim como bonecos e afins. Além disso, a composição das peças também deve ser própria para cachorros para não causar alergias ou problemas respiratórios. Mas vamos por partes.

Brinquedos de Pelúcias

As pelúcias, se não forem feitas especificamente para cachorros, podem ser muito perigosas. Muitos brinquedos desta classe são preenchidos com pequenas bolinhas de isopor que são extremamente tóxicas e podem causar graves problemas se ingeridas. Cachorros mordem até a exaustão e se o brinquedo não for resistente, pode se romper e é aqui que está a importância do material interno ser ‘a prova de cães’. Além disso, o tipo de tecido pode causar alergias e também ser tóxico, cães gostam de lamber, morder e comer dependendo do caso e é por isso que é tão importante não comprar brinquedos de criança para nossos amigos de quatro patas.

Brinquedos de puxar feitos de corda

Podem parecer excelentes e ótimos para limpar os dentes e também para que o cão brinque com outros cachorros, porém ele na verdade não é indicado. Fibras de corda se desgastam com facilidade, ainda mais em atrito com os dentes e por já estarem na boca, a ingestão dessas fibras desfeitas ocorre facilmente, podendo apresentar riscos a saúde dos cães. Essa fibras podem ficar presas no sistema digestivo e causar dificuldade na defecação, também podem ficar presas no esôfago e causar incômodos, nos dentes, enfim, em todo o caminho interno até serem evacuadas. Caso você suspeite que isso ocorreu com seu cão, leve-o ao veterinário imediatamente.

Existem brinquedos que não devo dar ao meu cachorro? 2

Frisbees e discos voadores

Não me odeie. Eu sei que esta pode ser sua brincadeira favorita com seu cão e ela é realmente muito benéfica e divertida. Porém, é preciso tomar cuidado com o material que ele é feito. Precisa ser feito de borracha ou algum material resistente e macio já que frisbees de plástico duro podem machucar a boca e os dentes dos cachorros, lembre-se que quando você joga o disco, para pegar o cão o apanha no ar e com isso, leva uma pancada. Se o material for muito duro, pode machucar.

Bolas de tênis

NÃO! Esqueça as bolas de tênis! Isto porque ela possui fibra de vidro em sua composição e isso causa o desgaste dos dentes, fazendo com que cães os percam ou fiquem com eles na altura da gengiva em função do desgaste, exatamente como uma lixa. Compre bolinhas que são próprias para cães e não os deixe ter acesso a este tipo de material.

Leia também: Quais são as cores que um cachorro enxerga?

Em resumo…

Evite dar ao seu cão qualquer brinquedo que não seja feito para ele. Nossos objetos cotidianos não foram criados para que cachorros brinquem com eles, logo não são resistentes a mordidas nem preparados para evitar ingestão ou acidentes. Vá até sua pet shop de confiança e escolha presentes aos quais ele não vá se machucar brincando. Além disso, lembre-se das cores que ele vê e opte por brinquedos azuis e amarelos, tudo bem?

Espero que tenha gostado da matéria, não esqueça de deixar seu comentário está bem?