Já reparou que às vezes, após o cachorro cruzar, ele acaba ficando grudado na cadela? Então, essa situação pode ser bem desesperadora para tutores de primeira viagem e também para os próprios cãezinhos. Você sabe por que isso acontece?

Leia também: Por que cachorro perde pelo?

Vamos então a explicação. A ejaculação do cachorro possui três fases ou três frações, a primeira consiste na fração uretral que acontece logo no início da penetração quando o cachorro libera um líquido sem nenhum espermatozoide. Então, ocorre a fração espermática que consiste no momento em que ele completa a ereção e começa a liberar a ejaculação real, com espermatozoides. Durante todo este processo o bulbo peniano dele aumenta devido a compressão venosa do pênis e também devido a concentração de sangue. É aqui que o macho se vira e desmonta da fêmea, deixando os dois grudados.

Então chega a terceira fase que é a fração prostática, ela ocorre após o desmontamento da fêmea. Apesar disso ter ocorrido, a cópula ainda não terminou. Aqui ocorre o chamado abotoamento porque como o bulbo ainda está inchado é sinal de que ainda é necessária uma terceira ejaculação com menor número de espermatozoides. Quando ela finalmente ocorre, o bulbo relaxa e ao recuperar seu tamanho, o cachorro que estava grudado na cadela desgruda. Então, em resumo, os cães ficam grudados porque a relação ainda não terminou e portanto, o bulbo permanece inchado, prendendo o cachorro a cadela até que o coito seja finalizado. Isso ocorre porque a fêmea fecha a saída da vagina, assim impedindo que seja machucada pelo tamanho peniano alcançado.

grudado

Devo separar o cachorro da cadela?

O tempo total de cópula é de 20 a 60 minutos sendo 30 o usual. Então, você precisa esperar. Em hipótese alguma se deve separa o macho e a fêmea pois é sua anatomia que o deixa grudado nela, evitando que a relação não termine e também que a cadela se machuque. Se você forçar a separação, a cópula não irá até o fim e você poderá danificar os dois cães. Fique longe, deixe que eles fiquem a vontade num ambiente controlado onde possam naturalmente se separar. A natureza tem sua sabedoria e se o coito ocorre desta forma, é porque assim deve ser. É normal que a fêmea emita sons de choro e rosnado porque, afinal, não é uma situação agradável. Porém, acelerar o processo só irá piorar.

Uma vez que a cópula termine, existe a grande possibilidade da sua cadela ficar grávida e caso isso ocorra, você precisa se informar já que são necessários muitos cuidados neste período tão importante. Consulte seu veterinário de confiança e faça todo o acompanhamento para que não hajam problemas e todos se mantenham saudáveis e felizes.

Você sabia de tudo isso? Comente!