Todos já ouvimos o mito de que para cada ano do cachorro devemos multiplicar por 7, porém não é tão fácil assim, hehe. Descubra agora como calcular a idade dos cachorros quando comparada com a de seres humanos.

Nós sabemos bem que o envelhecimento dos cães e mais rápido do que o de seres humanos, afinal nossa expectativa de vida é muito maior do que a deles e isso causa muita curiosidade nos tutores que gostariam de saber qual idade seu cão teria se fosse um ser humano também. Essa conversão nos ajuda a compreender em qual fase da vida nosso amigão está, assim compreendendo melhor suas necessidades e desejos.

O que poucos sabem é que existem muitos fatores que interferem nesta conversão. Cães amadurecem muito rapidamente em seu primeiro ano de vida, sendo que cada mês que passa é praticamente um ano na conversão. Além disso, tudo depende do porte e da raça do cão, já vimos aqui no blog que cães menores amadurecem muito mais rápido que cães maiores devido a seu metabolismo, é interessante observar que cães menores tendem a viver muito mais anos do que os maiores, curioso não é mesmo?

idade dos cachorros

Só para você ter uma ideia, raças pequenas e micros como yorkshire, pinscher e chihuahua só alcançam a melhor idade aos 10 anos enquanto cães médios como cocker spaniel, beagle e etc já estão no meio do caminho da melhor idade. Por último, cães gigantes como Dogue de Bordeaux já são considerados idosos aos 5 anos de idade. Viu como varia?

Leia mais: É comum que um cachorro cuide de bebê?

Veja algumas ‘regras’:

  • A velocidade de avanço nas idades depende da raça e do porte;
  • Cada raça possui seu próprio tempo de evolução nas etapas da vida;
  • Raças pequenas tem um período mais curto de juventude e uma vida adulta mais longa;
  • Já raças grandes levam mais tempo para amadurecer e vivem uma vida adulta mais curta;
  • Cães de pequeno porte vivem mais do que os de maior porte.

Como calcular a idade dos cachorros

Para este cálculo é considerado que cães de pequeno porte possuem até 9 kg, cães de médio porte possuem de 10 a 23 kg e cães de grande porte possuem mais de 24 kg.

Nos dois primeiros anos de vida, você deve multiplicar:

Cães pequenos: por 12,5 cada ano
Cães médios: por 10,5 a cada ano
Cães grandes: por 9 a cada ano

Após terceiro ano de vida, você deve multiplicar:

Cães pequenos: por 4,5 a cada ano
Cães médios: por 5,7 a cada ano
Cães grandes: por 8 a cada ano

Vale ressaltar que existem grandes variações devido a raça, esta é uma média para você ter uma breve noção. Combinado?

Você sabia disso? E agora, quantos anos seu cachorro tem na conversão? Comente!