Essa é uma das primeiras missões que você possui quando seu filhotinho chegar. Ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no local correto pode parecer um grande desafio, porém com disciplina e nossas dicas, certamente você se dará muito bem. Vamos lá?

O primeiro passo é, assim que seu filhote chegar, leva-lo até o local onde ele deve fazer as necessidades. É importante que ele esteja usando guia para que você consiga mante-lo em um mesmo lugar sem esforço e sem machuca-lo até que ele faça o que precisa fazer. Depois disso, repita várias vezes ao dia para ele entender. Agora, vamos as dicas:

Recompensa

Recompense ele quando fizer o xixi e o cocô no local pré-estipulado. Você deve elogia-lo com palavras positivas, fazer carinho e pode até dar um petisco para ele entender que o que fez deixou feliz. Como ele sempre quer fazê-lo feliz, fará sempre as necessidades naquele lugar. É importante que ele associe o lugar a ação e que seja recompensado quando fizer certo.

Use frases sempre iguais

Pode até não parecer, mas eles entendem tudo. Então, toda a vez que você leva-lo até o lugar que você escolheu como banheiro, diga a mesma frase ou comando como ‘xixi’, por exemplo. Assim, aos poucos ele irá associar o local e a palavra com a ação que precisa ter. Diferente dos outros comandos, você pode repetir este quantas vezes for necessário até que o cãozinho finalmente obedeça.

necessidades

Leia também: Como descubro a idade do meu cachorro?

Rotina é a chave

É importante estabelecer horários para leva-lo no ‘banheiro’ e isto precisa ser regular, rotineiro. Tente alimenta-lo sempre no mesmo horário para que dê certo os horários. É preciso ter persistência, o erro mais comum é esperar apenas 5-10 minutos e desistir. Se faz tempo que ele não faz xixi ou cocô, certamente esta apertado. Mas é um filhote e se distrai fácil, então continue com o comando e não desista. Só para você ter ideia, filhotes vão ao banheiro a cada uma ou duas horas dependendo da raça e do porte e isso ocorre em geral 15 minutos após comer.

Comece a adaptação em um pequeno espaço

O ideal é não deixa-lo livre pela casa já de primeira, acomode-o em seu quarto ou em algum ambiente onde possa deixar água, comida e cama, o levando ao banheiro em outro ambiente várias vezes ao dia. Assim, em uma área pequena, você consegue doutrinar melhor os acontecimentos e também evitar acidentes no tapete da sala que você ama tanto. Além disso, filhotes se sentem seguros em ambientes pequenos e fechados. Essa técnica é interessante porque cães não gostam de ficar em ambientes sujos, então se fizerem as necessidades no lugar errado eles mesmos não irão gostar.

Como foi sua adaptação com seu cachorro? Comente!