Quando era criança, eu morria de medo de cachorro da raça Rottweiler, só de vê-los ficava apavorada. Mas será que eles são tão maus assim? Tenho certeza que não, vamos conhecer mais sobre esta raça?

O Rottweiler é um cachorro de porte médio e grande muito forte, robusto e atlético. Sua aparência não esconde toda sua capacidade e é normal que que não o conheça sinta um certo medo. Mas isso irá mudar agora. Isso porque um cão desta raça que receber amor e carinho, que seja corretamente socializado e que tenha um tutor amoroso tem a tendência a retribuir com um grande coração, imensa devoção e muita sabedoria.

Origem

Tudo começou ainda no império romano quando o antecessor do Rottweiler era criado para proteger e conduzir o gado. Quando os romanos chegaram na pequena região alemã de Rottweil, seus cachorros começaram a cruzar com cães nativos, dando assim origem ao cão de açougueiro de Rottweil que, na época, era muito utilizado para ajudar os açougueiros na hora do abate do gado. Era ele o responsável por controlar touros e vacas agressivos, assim ajudando o açougueiro a fazer seu trabalho. Por ser muito forte e corajoso, também era escolhido para proteger as casas e após, também para caçar junto com seu tutor.

Rottweiler: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Leia também: Bulldog Francês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Hoje, infelizmente, este é considerado um cão violento em função de tutores violentos e irresponsáveis que os treinam justamente para ter esta imagem. Porém, com o passar dos anos as pessoas estão ficando mais informadas e percebendo que ações como esta só trazem desvantagens tanto para si quanto para a vida do pobre cão que viverá sempre apavorado e estressado até o dia que falecer.

Personalidade do Rottweiler

O Rottweiler é conhecido por ser atento, obediente, confiável, corajoso, leal, seguro e acredite ou não, calmo. É assim que age um Rottwieler criado com amor em um ambiente familiar cheio de afeto. Além disso, é uma raça extremamente inteligente e tem uma grande flexibilidade e estabilidade emocional, assim se adequando as mais diferentes situações. É um excelente cão para proteção familiar assim como também para trabalhar como cão de polícia, cão de terapia e cão de assistência. Também é muito eficiente em busca e salvamento.

Um detalhe importante é que eles podem ser muito reativos, ou seja, reagir a situações rapidamente e de forma eficaz, o que significa que você pode levar uma mordida que outra se o assustar demais. É por isso que é muito importante socializar os pequeninos desde pequenos para que eles consigam identificar pessoas, cães e outros animais como amigos, também é importante adestra-lo e caso não se sinta preparado para isso, invista em um adestrador profissional de confiança para seu treinamento seja feito corretamente.

Você sabia de tudo isso? Comente!