Canecas para Presente

Eu tenho umbigo, você tem umbigo e isso graças ao cordão umbilical responsável por nos alimentar quando estamos na barriga de nossas mamães. Entretanto, será que cachorro também possui? Vamos descobrir!

Então, sim. Cachorro tem umbigo e ele possui a mesma função que possui em nós, seres humanos: para conectar o cordão umbilical a placenta e alimentar os filhotinhos dentro da barriga da mamãe cadela. Quando ocorre o parto, o cordão umbilical é cortado por ela mesma e depois, o resíduo seca e cai assim assim como o nosso, deixando um pouco de pele necessário para a cicatrização que ocorre e deixa bem difícil de localizar onde estava o cordão.

Em algumas vezes a cadela retira o cordão muito perto da pele e isso pode causar uma ferida. Se ocorrer isso com você, leve o pequenino ao veterinário o mais rápido possível pois pode ser necessária intervenção cirúrgica para que ocorra a cicatrização.

Como achar?

Canecas para Presente

É preciso primeiramente compreender que o umbigo dos cães é bem diferente do nosso. Começamos já no posicionamento que, enquanto nos seres humanos temos os mamilos no topo do tronco e o umbigo abaixo de forma profunda tanto em homens quanto em mulheres, nos cachorros ele fica na base das costelas e é formado por uma pequena cicatriz logo no final da caixa torácica e acima do abdômen. Ela só pode ser vista com facilidade após o nascimento e durante um curto prazo já que a cicatrização é muito rápida e coberta por pele escurecida.

umbigo

Leia também: Pit Bull: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Em resumo, eles não possuem um buraquinho no meio da barriguinha como nós, seres humanos. Quando a cadela retira o cordão umbilical com precisão, fica apenas uma cicatriz fina que dura pouco tempo. Por isso você nunca o viu, é porque ele fica praticamente invisível mesmo. Você só verá um umbigo se a cadela errar na hora de tirar o cordão umbilical e causar uma ferida, sendo necessário procedimentos cirúrgicos que auxiliem na cicatrização como explicamos acima.

Doenças relacionadas ao umbigo

Existem problemas de saúde que podem ocorrer e que possuem relação com o umbigo canino e a mais frequente delas é a hérnia umbilical. Ela ocorre logo nos primeiros dias de vida e se manifesta no formato de caroço duro na área onde ficava o cordão umbilical. Em geral leva seis meses para que o corpo consiga diminui-la e após este período, é indicado realizar uma cirurgia ou tratamento recomendado pelo veterinário. A maioria das hérnias não são muito complicadas ou apresentem algum risco, porém não devem ser negligenciadas e é muito importante que sejam realizados os tratamentos necessários.

Canecas para Presente

Para retirar, você pode fazer isso na hora da castração da fêmea sem grandes problemas. Agora, o macho poderá precisar de uma intervenção cirúrgica mesmo, específica para isso. É por isso que é de suma importância que você visite o veterinário, apresente suas preocupações e juntos vocês tomem a melhor decisão.

Você sabia disso? Comente!