Chow Chow é uma raça muito linda, quando pequeninos são tão adoráveis com sua aparência de ursinho que só dá vontade de abraçar. Entretanto, você conhece tudo sobre esta raça? Chegou a hora de descobrir!

Origem

A história do chow chow começa na China há mais 2 ou 3 mil anos atrás, tornando-a uma da mais antigas de todo o mundo. Chow chow significa leão macio e fofo, o que é totalmente coerente com sua aparência adorável. Infelizmente, existem poucas informações sobre a evolução da raça, porém acredita-se que ela tenha migrado pela Sibéria, Mongólia e finalmente China. Alguns acreditam que ele seja uma raça nórdica originaria de uma cruza de algum tipo de cão mastim.

Desde sua origem o chow chow é considerado um ótimo cão de guarda, sendo que no início era ele quem guardava os templos sagrados e também algumas casas. Eles também eram excelentes caçadores e cães de pastoreio. Nos registros de Marco Polo é possível ver que ele relata a função do chow chow como puxador de trenó. Ou seja, desde a origem esta é uma raça extremamente versátil. Além do oriente, o primeiro país a receber um chow chow foi a Inglaterra no século XIX onde ele acabou não se destacando muito, ele chegou inclusive a ser exibido no Zoológico de Londres como cão selvagem chinês.

Sua popularidade no Reino Unido só foi atingida quando a rainha Victoria se apaixonou por ele, comprando um para si. Ela foi admitida pela AKC (American Kennel Club) em 1903 e atualmente é uma das raças mais conhecidas pelo mundo.

chow chow

Leia também: Rottweiler: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Personalidade

O cão desta raça é conhecido por ser muito calmo e tranquilo, reservado e independente. Ele não é muito fã dos exercícios e prefere caminhadas tranquilas dentro de seu próprio território de forma vigilante, mantendo seus humanos em segurança. É por isso que são conhecidos como ótimos cães de guarda. Mas não se engane, um chow chow é um cão extremamente fiel ao seu tutor e com ele terá um vínculo diferenciado com você. Além disso, ele tende a ser bastante reservado quando o assunto é visitantes e pode até mesmo ficar incomodado, acionando sua versão super protetora.

É muito importante socializar um cão desta raça desde filhote para evitar comportamentos agressivos durante passeios ou quando você receber visitas. Mas e as crianças? Eles são ótimos com elas! Além de serem muito protetores, são extremamente pacientes com suas interações, ou seja, toleram uma puxadinha na orelha de vez em quando – porém, isso não é desculpa para não ensinar seu filho desde bebezinho a respeitar os animais ou para não monitorar as brincadeiras.

Em resumo, um chow chow é o cão ideal para você que não possui muito tempo para passeios, que vive em uma casa que precisa de segurança e que tem uma bela família para lhe fazer companhia. Tenho certeza de que você não irá se arrepender da sua escolha. Caso já a tenha feito, comente logo abaixo!