Já percebeu que toda a vez que você ouve a música Someone Like You da Adele seu cachorro começa a uivar junto? Por que será que isso acontece?

Nós já aprendemos aqui no blog que o uivo dos cães pode significar inúmeras coisas, porém existem situações onde este som não tem muitas opções para sua origem e é o caso da música. Será que ele faz isso porque não gosta do som? Pelo contrário meu amigo e minha amiga.

A razão secreta para o uivo com música

Cachorros possuem a audição extremamente sensível e muito, mas muito apurada. Isso proporciona que ao ouvir uma boa e afinada música, eles sintam imenso prazer e felicidade. A alegria é tamanha que eles sentem uma vontade incontrolável de cantar também! Isso mesmo, quando seu cachorro começa a uivar ouvindo Adele significa que ele quer interpretar a música que está ouvindo com todo o seu jeitão canino e apaixonante de ser.

Por que cachorro uiva ao ouvir música? 2

Mas e quanto a sirenes?

Este já é uma outra história. Ao ouvir uma sirene, os cães sentem certa semelhança entre o barulho e os sons que uma alcateia produz, isso fazendo-o se confundir quanto a origem. Como não são capazes de distinguir esses dois estímulos sonoros, é comum que eles respondam o chamado na tentativa de compreender alguma coisa e é por isso que ao ouvir uma sirene, os cachorros uivam. A ideia é que ele atenda ao chamado de outro cachorríneo para ajuda-lo ou apenas conversar mesmo.

Tudo isso acontece devido a seus ancestrais, os lobos que viviam em alcateias e precisavam estar sempre alertas para ajudar seus amigos quando necessário. É preciso lembrar e relembrar que ele não está fazendo isso com o objetivo de desobedecer ou irritar você, a ação corre de forma instintiva e incontrolável. Caso você esteja recebendo muitas reclamações dos vizinhos, isole o cãozinho em um ambiente onde seja difícil ele ouvir os sons da rua como no seu quarto, por exemplo. Assim, dormindo com você, certamente ele não irá uivar e deixará tanto você e sua família quanto os seus vizinhos dormirem uma noite inteira de sono.

Leia também: Por que cachorros uivam?

Exceto no caso da música, cachorros uivam em três situações: Quando desejam se comunicar por ter recebido um estímulo ou ainda por se sentirem solitários e ansiosos. Para marcar território e contar para toda a vizinhança que ali é sua casa e que ninguém deve invadir ou ainda por estar sentindo alguma dor ou mal estar, assim chamando sua atenção para ajuda-lo a resolver o problema. Lembre-se de nestes momentos ficar alerta e identificar rapidamente a causa do uivo para que vocês consigam conviver tranquilamente sem que ninguém fique irritado com a situação.

Você sabia de tudo isso? Comente!