Se você tem um cachorro que passeia no seu belo quintal, certamente já deve tê-lo visto que ele cava a terra às vezes ou com frequência. Entretanto, você sabe a razão disso? Vamos descobrir!

Este é um comportamento típico dos cães, sendo inclusive muito retratado no cinema e televisão. A questão é descobrir as razões por trás dele e como evitar, caso você tenha gasto uma fortuna com paisagismo na sua casa que agora, se tornou uma peneira. Hehe. Vamos descobrir as prováveis razões?

Esconder tesouros

Muitos cachorros são apaixonados por seus tesouros, sendo eles brinquedos ou comida mesmo. Para não perder e não ser roubado por ai, os peludinhos tem o costume de cavar buracos para escondê-los e poder brincar mais tarde quando ele tiver certeza de que ninguém estará por perto para tirar a felicidade dele.

Em busca de repouso

Caso seu cachorro não tenha acesso ao interior da casa e não encontre no pátio um local fresquinho para descansar, é super comum que ele comece a cavar um buraco que caiba seu corpinho para ficar geladinho em contato com a terra. Quando cava a terra, ele tira a camada que ficou exposta ao sol e por isso, quente. Abaixo dela, a terra costuma ser beeeem fresquinha.

Maria vai com as outras

É comum que cães imitem o comportamento de quem convive com ele. Ou seja, sabe quando você passa a tarde cavando, plantando e adubando seu jardim? Caso seu cachorro tenha sido seu espectador, é normal que ele imite seu suas ações no dia seguinte e para evitar isso, basta você fazer seu trabalho longe dos olhinhos curiosos do seu amigo.

cava a terra

Leia também: É verdade que meu cachorro ficará parecido comigo?

Curiosidade pura

O olfato dos cachorros é extremamente apurado e quando eles sentem algum cheiro suspeito, é super normal que eles comecem a investigar e a cavar até descobrir a fonte do aroma intrigante.

Para atrair seu olhar

Cachorros que passam muito tempo sozinhos e que não recebem atenção podem começar a cavar buracos para atrair sua atenção, afinal tomar uma bronca é melhor do que não ter sua interação nunca. Por isso, lembre-se de diariamente conversar e conviver com seu amigão, não o deixe sozinho e isolado no pátio, assim impedindo comportamentos como este e até mesmo casos de ansiedade ou depressão.

Ansiedade

A ansiedade também pode fazer com que cachorros comecem a ter comportamentos compulsivos e cavar pode ser um deles. Cães desenvolvem ansiedade quando ficam muito tempo sozinhos, quando não tem atenção ou brinquedos apropriados para eles e quando não passeiam. Por isso é tão importante que você o leve para caminhar diariamente mesmo que você tenha um pátio, só na rua ele verá coisas novas, socializará nas praças e não ficará ansioso.

Sensacional, não é mesmo? Comente!