Cozinhar para nosso cachorro pode ser um hábito muito legal e saudável, entretanto é preciso aprender exatamente o que ele pode comer e quais alimentos são restritos e dentre as dúvidas mais comuns está: Cachorro pode comer arroz?

A resposta é SIM! UHUL! Este é um alimento não tóxico, assim não possuindo nenhuma substância que possa fazer mal para seu cachorro. Porém, tudo depende do preparo e de como você deseja integra-lo a dieta do seu cãozinho. Muitos tutores hoje optam por cozinhar a comida para seu cachorro, assim garantindo que não haja nenhum tipo de envenenamento ou mal causado pelos aromatizantes e aditivos alimentares que as rações possuem. O alimento em si é uma fonte excelente de carboidratos e energia, além disso os pequenos peludos costumam adorar a refeição.

Mas e agora, arroz branco ou integral?

Tudo depende da sua necessidade, vontade e forma que você deseja fazer. Veja só:

O arroz branco

  • É mais rápido para preparar
  • Possui a capacidade e auxílio no tratamento de problemas estomacais e diarreia
  • É mais fácil de mastigar do que o integral
  • Ajuda na digestão
  • Custa menos do que o integral.

Leia também: Cachorro pode comer melancia?

Cachorro pode comer arroz? 2

Já o arroz integral

  • Possui mais proteína do que o branco
  • Possui menos amido que o branco
  • Tem um valor nutricional mais alto devido ao fato de não passar por processamento industrial
  • Conserva vitaminas, minerais e alto teor de fibras enquanto o branco perde a maioria no processo
  • Possui muuuuitas fibras

Ou seja, caso você tenha a possibilidade de gastar um pouco mais e também possua mais tempo para cozinha-lo, definitivamente a melhor opção é o arroz integral devido a sua maior riqueza. Mas o branco também é uma boa opção.

Quais os benefícios do alimento para o cachorro?

Agora você deve estar se perguntando o porquê de integrar o alimento na dieta do seu pequenino e a resposta é simples: seus benefícios. O arroz é um alimento que possui muitas fibras insolúveis, assim protegendo seu amigão de diversos tipos de cânceres. Além disso, este é um ótimo alimento para cães que possuem pressão alta devido a não possuir praticamente nenhuma quantidade de sódio. Sua casca, encontrada no arroz integral, é um excelente diurético que ajuda também na redução da pressão alta, além disso pode ajudar no tratamento para disenteria.

Além de tudo isso, o arroz também possui muitos neurotransmissores que auxiliam na prevenção de doenças como o Alzheimer, seus antioxidantes ajudam na redução de níveis de colesterol e ajudam na resistência cardiovascular. Ele também é rico em vitaminas como a B2 que auxilia na desintoxicação dos animais, a vitamina B3 que ajuda na produção de colágeno e também pigmentação da pele, ferro que é o responsável pela formação de hemoglobina no organismo, vitamina D e Cálcio.

Cuidados

Quando falamos em dar arroz… é dar arroz! Nada de cebola, alho ou temperos pois o organismo do seu cachorro é muito diferente do nosso, o que significa que digerir temperos como estes pode ser muito perigoso. Então, jamais dê o seu arroz para o cãozinho, prepare um apenas para ele. Muitos veterinários sugerem que você prepare uma canja com frango ou ainda outros pratos com carne moída, por exemplo, pois os pequeninos adoram e ajuda a fortalecer sua dieta.

Entretanto, antes de mais nada é preciso consultar seu veterinário de confiança por duas simples razões. A primeira é que você precisa saber como fazer essa integração, quais os melhores horários e qual a quantia ideal, só quem poderá dizer isso para você é o profissional. Isso porque ele conhece o porte do seu cão, sabe o peso e conhece informações detalhadas para saber a forma ideal. Já a segunda razão se refere a saúde do seu pequenino, isso porque ele pode ter problemas de saúde ou ainda restrições alimentares e só seu veterinário regular poderá dizer se e como você deve fazer.

Gostou das informações? Comente!