Sempre que você senta para comer um delicioso sanduíche caseiro, seu cachorro vem chorar pedindo um pedaço de pão? É inevitável, eles adoram o cheiro, adoram o sabor… Mas será que podem comer ou este alimento faz mal?

Cachorros precisam de proteína de origem animal, cereais e fibras em sua dieta, isso de forma obrigatória. Então, é aquela velha história, o pão não fará mal e você pode dar um pedacinho aqui, outro ali, só para agrada-lo em forma de petisco. O perigo mora quando o alimento é dado no lugar da refeição ou ainda quando o cachorro não quer mais ração, só quer comer pãozinho, hehe. Porém, caso você não esteja fazendo isso, fique tranquilo! Muitos veterinários afirmam que este alimento é muito melhor do que os petiscos vendidos nas petshops como bifinhos, ossos e demais tipos.

Cuidados que você deve ter com o pão

O pão e um alimento rico em carboidrato e como sabemos, carboidrato se transforma em gordura. Logo, o ideal é dar um pequeno pedaço de pão e só às vezes, nunca dê grandes pedaços ou torne isso uma rotina para evitar que seu cachorro fique obeso e, com isso, acabe desenvolvendo diversos tipos de doença. Você também deve tomar cuidado com a qualidade da massa, ela não deve estar queimada pois isso causa desconforto estomacal. Também não pode estar crua pois irá fermentar no estômago do pequenino e irá causar uma grande dor de barriga. Também não dê um pedaço do sanduíche que você está comendo porque eu tenho certeza que nele você adicionou margarina/manteiga, maionese e diversas outras gorduras que seu cachorro não deve comer. Dê um pedaço de uma nova fatia sem nada.

Pão

Leia também: Cachorro pode comer arroz?

O pão é muito benéfico porque não possui nenhum ingrediente que possa ser nocivo ao cão, ele também estimula a salivação e ajuda a fortalecer as gengivas além de ser muito bom para abrir o apetite. Então, se seu cãozinho tem problemas para comer, um pequeno pedacinho antes de servir a ração pode fazer com que ele coma mais. Além disso, é imprescindível que você consulte seu veterinário de confiança e pergunte se deve ou não dar o alimento, isso porque só ele conhece o histórico do seu cão e saberá dizer se, no seu caso, o alimento pode ser dado com segurança. Também é importante não exagerar na quantidade e jamais substituir a ração por ele. Combinado? Combinado!

A importância de uma dieta balanceada

É muito importante cuidar do seu cãozinho desde pequeno e acostuma-lo a ter uma dieta balanceada. Isso não significa que você precise alimenta-lo apenas com ração, porém é importante estar atento e dar apenas o que você e seu veterinário decidiram ser seguro. Uma alimentação irregular pode causar diversos problemas de saúde relacionados a falta de minerais no organismo, de vitaminas, de proteínas ou ainda excesso de carboidratos. Então, sempre fique atento porque nem tudo o que comemos pode ser dado aos pequeninos.

Gostou da dica? Comente!