O momento de ir passear é sempre uma alegria, agora… De botar a coleira e a peiteira para isso eu tenho certeza que não é tão fácil assim. Porém, você sabia que existem algumas dicas que podem ajuda-lo nesse processo? Vamos lá desvenda-las!

Coleira em cães ansiosos e agitados

Quando o cachorrinho gosta de passear, é muito normal que ele fique feliz ao ouvir o som da guia. Porém, existem cachorros que gostam MUITO de passear e que começam a ficar muito agitados, não ficam parados um segundo e nesses casos pode ser um grande desafio fazê-lo parar. Porém, lembre-se que você não pode perder a paciência já que este é um momento muito esperado para ele.

É importante também ter pulso firme. Você não irá conseguir colocar a coleira nele se ele estiver correndo e se mexendo. Então pegue a guia e a coleira, mostre para ele, sente-se e aguarde até que ele se acalme. Quando ele ficar tranquilo – esse processo é demorado – você começa a colocar a coleira. Se nesta situação e voltar a ficar agitado, retire e espere mais um pouco. Assim você vai ensina-lo que não irá conseguir o que quer – passear – senão se acalmar e se comportar.

Aos poucos, ele irá entender e aprender que não adianta ficar correndo e pulando como um doido porque isso não irá fazer ele sair mais rápido. Pelo contrário, ele demorará muito mais para conseguir o que quer. É interessante você ensinar ele antes a sentar, isto porque se ele senta, fica muito mais fácil colocar todos os apetrechos e também ajuda pois ele irá se acalmar, isso se seguir o comando. Quando ele se comportar, lembre-se de ter consigo um agradinho, um petisco, para premia-lo e criar referencias positivas naquele comportamento.

Leia também: É bom colocar coleira no cachorro?

Coleira

Como coloca-la em cães bravos

Dependendo do tipo de referência que você cria para a coleira, é normal que acabe levando umas mordidas e não consiga coloca-la. Isso porque se o cachorro sabe que você irá coloca-la para leva-lo no veterinário, para dar banho ou ainda para mantê-lo preso, obviamente ele não irá querer passar por essas situações e por isso, não quer a coleira.

Porém, é inevitável. Existem situações em que você precisará utilizar o acessório e se seu cão for bravo, isso pode causar muito estresse tanto em você quanto nele. O ideal é seguir algumas dicas e começar a tornar o acessório algo positivo em sua mente. Como fazer isso? COMIDA! Isso mesmo. A melhor dica que posso dar a você é essa.

Pegue a coleira e comece a fazer festa com ela ignorando o cão. Cante, pule e brinque com a coleira para atrair a atenção de seu amigo furioso. Quando ele chegar perto e começar a querer brincar com você, utilize-se de um grão de petisco e se abaixe. Coloque a mão no meio da coleira e vá fazendo ele cheirar o petisco e quando ele estiver bem interessado, vá puxando sua mão para trás até que ele passe a cabeça no meio da coleira para comer. Enquanto ele come distraído, você ajusta e pronto! Vá fazendo isso sempre e aos poucos ele não ficará mais bravo nessa situação já que irá lembrar do objeto como algo positivo, uma razão para ele ganhar petisco.

Gostou das dicas? Comente!