Sabe quando você recebe uma visita e seu cachorro fica latindo descontrolado como quem diz: “Sai daqui que a casa é minha, a humana é minha, É TUDO MEU!”? Então, isso tem uma razão… Você sabe por que cachorro late para estranhos?

Isso acontece por uma série de fatores, o primeiro deles é em função do cachorro não ficar nada feliz devido a proximidade com estranhos. Raros cães fazem isso para chamar a atenção, na verdade sua maior intensão é mostrar a todos quem manda no pedaço e tentar expulsar todos do local. Até mesmo cachorros mansos, que não costumam atacar, acabam latindo. Isso porque é a única forma de expressão que possuem.

As pessoas estranhas que chegam na sua casa para você são convidados, visitas, porém para o cãozinho, são invasores que estão tentando roubar seu lugar, seu espaço, e é claro que eles irão defender com unhas e dentes. É por isso que ele late para estranhos. Mas fique tranquilo, após ler esta matéria você não precisará mais passar vergonha, isso porque o Cachorro Amigo tem uma série de dicas que pode ajudar você a resolver a situação.

Como mudar esta situação

O primeiro passo é mudar a associação que o cachorro faz. Para ele estranhos significa perigo, invasão, algo extremamente negativo. Você precisa mudar esta percepção para positivo e para isso basta seguir as dicas a seguir:

  • Sempre que você receber uma visita, prenda o cachorro. Então, cumprimente a pessoa, a convide para entrar e só depois solte seu amigo.
  • O segundo passo é deixar que seu peludinho cheire a visita para conhece-a um pouco e peça para que a visita ignore-o por completo.
  • Então, convide-a para sentar e perto dela coloque uma série de petiscos, assim fazendo seu cachorro se aproximar mais uma vez para come-lo.

late para estranhos

Leia também: Cachorro é capaz de sentir ciúmes?

É claro que nas primeiras vezes ele ainda irá latir, por isso é preciso persistência. Durante esta etapa, convide seus amigos um a um para visita-lo, assim repetindo o exercício a cada visita. Em algum momento, ele irá mudar a referência que tem com estranhos e tudo irá voltar a calmaria de antes.

Caso você acredite que seu cachorro faz isso para chamar sua atenção ou de seus convidados, a melhor dica que podemos dar é estimula-lo com objetos e brinquedos que o distraia, assim desviando o foco de sua atenção e fazendo com que ele se divirta também. Jogue a bolinha, traga seu urso favorito para a sala e tudo ficará bem.

Lembre-se de ter paciência, tudo em um cachorro é instinto e se ele está latindo, chorando, grunhindo ou emitindo qualquer som desagradável, é porque ele não está bem e precisa da sua ajuda. Ensine-o , o eduque para não passar vergonha. De nada adianta esconde-lo no quarto e esperar que se acalme sozinho, assim ele só sofrerá ainda mais.

Gostou das dicas? Comente!