Você pode achar que é bobagem, porém é preciso sim escovar os dentes de um cachorro. Apesar de hoje poucas pessoas se preocuparem com isso, muitos especialistas indicam que você faça a escovação regularmente. Isso porque o hábito não serve apenas para espantar o mau-hálito, mas sim para manter sua saúde bucal.

Após comer, os cães também acabam sendo expostos pelas consequências que os restos de comida depositado nos dentes faz. Ali ficam acumuladas inúmeras bactérias que podem causar tártaro, irritação, vermelhidão, inflamação e até a perda do dentinho, isso fora o grande risco de infecções que podem ser fatais. Abra o olho!

O ideal é que você acostume seu amigo a escovar os dentes desde filhote porque neste período ele são muito mais receptivos à novidades e se acostumarão com o tempo ao novo hábito. Agora, se seu cão já é adulto, esta será uma tarefa bem mais difícil já que ele não está acostumado com você mexendo na boca dele. Porém, isso não é desculpa, afinal tenho certeza de que você deseja o melhor para o seu cãozinho e envelhecer perdendo os dentinhos certamente não é o melhor. Para realizar esta tarefa, o mais indicado é o tutor principal, àquele com quem o cachorro tem mais proximidade. Tenha cuidado e vá devagar, conquistando a confiança deles aos poucos.

O que eu preciso para escovar os dentes do meu cachorro

Amor: tenha muito amor na hora de fazer esta tarefa, paciência também é importante. Lembre-se que é para o bem dele e vá devagar, com muito amor envolvido.

Creme dental: Você precisa ir até uma petshop de confiança e escolher um creme dental específico para ele e não se assuste com os sabores. Apesar de nós gostarmos de sabores refrescantes, para conquistar um cachorro é muito melhor que tenha sabor de carne, por exemplo. Então, escolha o que você julgar melhor e leve para casa! Vá testando os sabores aos poucos e descobrindo qual ele prefere.

Leia também: Meu cachorro está vomitando: O que pode ser?

Por que devo escovar os dentes do meu cachorro? 2

Escova de dentes ou dedal: Na mesma petshop, procure por dedal/dedeira ou escova de dentes. Os dois modelos são interessantes e tem suas qualidades e defeitos, tudo depende do porte do seu cachorro e de como ele irá se adaptar ao procedimento. A dedeira é mais anatômica e ajuda você a alcançar lugares mais difíceis, porém a escova de dentes possui um longo cabo que pode ajudar caso seu cachorro seja grande.

Como começar

O primeiro passo é fazê-lo se acostumar com o sabor e com a sua invasão do espaço pessoal dele. No início, para não assusta-lo, você pode usar seu dedo mesmo para aplicar o creme dental e ver como ele reage ao sabor. Tudo depende da personalidade do seu cachorro neste momento, alguns acham que é brincadeira enquanto outros odeiam a experiência. O importante é ter persistência e fazer isso com frequência, sem desistir. Aos poucos ele irá perceber que este novo rito é tranquilo e que não tem nada demais até que em algum momento irá até gostar.

Quantas vezes devo fazer?

Todos os dias, pelo menos uma vez por dia. Este é o ideal máximo, porém caso você ache que é estresse demais para seu cachorro, comece com duas ou três vezes por semana e vá aumentando. É importante que você consulte seu veterinário também para verificar como estão os dentes do seu cachorro e dependendo, pode ser necessária uma limpeza inicial com especialista no assunto.

Gostou da dica? Você sabia disso? Comente!