Chihuahua é uma raça de pequeninos cachorros que são simplesmente adoráveis. Desde filhotes até a vida adulta, não apresentam muito crescimento e ficam a cada dia que passa mais adoráveis. Vamos conhecer algumas curiosidades incríveis sobre eles?

Origem antiga

Segundo o FCI, o chihuahua era um cachorro selvagem que foi capturado e domesticado durante a civilização Tolteca, esta foi uma das culturas pré-colombianas que viveram durante o século X e XII. Alguns dizem que os ancestrais do chihuahua viviam em Tula (Tollan-Xicocotitlan) em Hidalgo, no México. Isso segundo a conhecida figura de Techichi, que seria a raça precursora ao chihuahua.

Cachorro popular

Esta é uma das raças mais populares em todo o mundo, tendo ficado muito conhecida após os anúncios do Taco Bell onde Gidget aparecia, a substituta da Dinky. Diversos famosos são viciados na raça como Paris Hilton, Hillary Duff, Britney Spears e Madonna. Maravilhoso, não é mesmo?

Raça multicolorida

Além disso, segundo a FCI também o chihuahua é a raça que possui mais variedade de cores e ainda possui duas variações: pelo curto e pelo comprido. Você encontra animais desta raça com todas as cores e combinações exceto blue merle e cachorro sem pelo. Os pequeninos de pelagem comprida costumam ter fios finos, sedosos e ondulados característicos pelos fios compridos nas orelhas, pescoço, extremidade, patinhas e cauda. Já os que possuem pelo curto ocasionalmente possuem uma camada interna e tem o belo bem baixinho.

Vida longa!

Cães desta raça vivem muito! Como já aprendemos aqui no blog, quanto menor, maior a expectativa de vida. Um cachorro Chihuahua são capazes de viver mais do que 20 anos caso tenham uma alimentação balanceada, visitas regulares ao veterinário, cuidados e muito amor. Incrível, não é mesmo?

Sociáveis mas nem tanto

Esta é uma raça bem sociável, se dá bem com crianças, pessoas, outros cães e gatos também. Entretanto, eles preferem conviver com cães da sua mesma raça, se dando muito melhor e se divertindo muito mais nestes casos. Interessante, não é mesmo?

Feroz mesmo sendo pequenininho

Apesar do tamanho, esta é uma raça muito valente e está sempre alerta. São cachorros inteligentes, devotos, sempre inquietos, sociáveis e muito fiéis. O vinculo dele com seus tutores é fortíssimo, sendo extremamente apegados e ciumentos. Por isso, é muito importante adestra-los desde filhotes para que você não tenha problemas com visitas, parceiros e filhos também. Eles gostam muito de chamar sua atenção, então é comum que latam e até ataquem as visitas. Por isso, adestre desde cedo! Nós falamos sobre isso na matéria abaixo:

Leia também: Por que cachorro late para estranhos?

Frio demais!

Eles são pequenos e tem pouco pelo, então em dias frios é muito normal que passem o tempo tremendo todo o corpinho! Para isso é muito importante ter sempre cobertores e roupinhas para eles, afinal, são extremamente sensíveis para temperatura e não queremos nenhum doguinho resfriado, não é mesmo?!

Você sabia de tudo isso? Comente!