O frio está chegando e é muito normal que tutores desejem comprar roupa para seus cachorros, afinal nada mais natural do que querer protege-los do frio. Porém, você sabe como escolher? Fique tranquilo, eu ensino para você!

Para cães pequenos

Os cachorros de pequeno porte sofrem muito com o frio, isso porque possuem pouca massa muscular, pele mais fina e menor acúmulo de gordura corporal. Em resumo, o quadro perfeito para sentir muito frio. Para saber se ele está com muito frio, é preciso ficar atento na ponta das orelhinhas e também nas patinhas, alguns cachorros também tendem a tremer bastante.

Para cães deste porte o ideal e conseguir roupas bem quentinhas e com manguinhas, assim aquecendo a maior área corporal possível. Porém, é preciso fazer vários testes pois alguns tipos de roupa são muito pesados e podem não ser bem aceitas. É muito importante respeitar o cachorro nesse processo de adaptação e sentir se ele está gostando ou não.

Leia também: Cachorro gosta de usar roupas?

Roupa para cães de porte médio

Estes não sentem tanto frio quando os pequenininhos, logo não precisam de roupas muito quentes ou compridas. Você pode apostar em peças um pouco mais leves que cubram bem o peitinho e as costas, aquecendo bastante estas regiões, porém sem prender seu amigão. Também é muito importante observar o período de adaptação e respeitar a vontade do seu cachorro. Se ele não gostar e preferir ficar embaixo da cobertinha mesmo, é muito melhor respeitar seu desejo do que forçar o uso de roupas.

O perfeito contra-exemplo. A roupinha não fica presa as patinhas, o que certamente provocará um estranhamento no doguinho pela falta de firmeza. Além disso, possui inúmeras peças de metal penduradas que não vão durar nem duas horas, tendo o sério risco de que o cachorro engula. Fora que não protege o peito, falhando no objetivo de aquecer o pequeno peludo.

Para cães grandes

Estes tem pouquíssima dificuldade em se aquecer já que possuem em geral bastante massa muscular e também gordura que os protege do frio e do vento. Porém, se você está percebendo que ele sente muito frio, pode tentar adaptar a roupinha nele. Existem diversas opções no mercado de roupa para cães grandes também, basta escolher com sabedoria peças de tecido leve que não prendam o cachorro e que o aqueçam o suficiente. Da mesma forma como os pequenos e médios, fique de olho na adaptação e não force a barra.

Cuidados importantes na hora de escolher a roupa

Cachorros odeiam tecidos não flexíveis e pesados, odeiam cortes que limitem seus movimentos e odeiam acessórios. Então, lembre-se que o simples e confortável é muito melhor. Nada de capuz, nada de pompons esvoaçantes. Além disso, evite tipos de roupa com partes pequenas que podem ser arrancadas e engolidas, zíper também não é nada legal pois pode machucar o cachorro. Evite acidentes com este tipo de roupa e faça uma escolha sábia e consciente, seu cachorro com certeza irá agradecer o cuidado com muito amor e carinho.

Caso tenha duvidas, convém questionar ao veterinário quais são as melhores opções já que ele conhece seu cachorro e também conhece as opções que oferece, ajudando você a selecionar a melhor opção para o seu amigo de quatro patas.

Você sabia de tudo isso? Comente!