É muito importante escovar o pelo do cachorro regularmente, porém muitos tutores podem ter dúvidas em relação ao assunto e por isso hoje vamos ensinar quais deverão ser os instrumentos utilizados e como fazer. Vamos lá?

O primeiro passo é identificar o tipo de pelo do seu cachorro. Ao passar a mão nele, identifique se os fios são grossos ou finos, se são longos ou curtos. Tudo isso é muito importante na hora de ir a petshop escolher o pente ideal. Para quem possui cachorro de raça, esse processo é mais fácil já que cada raça têm características específicas, logo sendo mais fácil de identificar. Porém, para quem possui cachorro sem raça definida, fica mais complicado e é importante que o dono preste muita atenção nas características de cada fio para não cometer erros.

Não se engane, cães de pelo curto também merecem sua atenção e por mais que seus pelos sejam muito mais fáceis de cuidar, isso não é razão para simplesmente não zelar por eles. Todo animal perde pelos, seja curto ou longo, e para evitar que eles engulam esses pelos, só penteando.

escovar o pelo

Como escolher o instrumento certo

Quando seu cachorro possui pelo longo, dê preferência a escovas de aço porque elas desembaraçam os fios muito mais facilmente. É a espessura do fio quem irá definir a firmeza da escova. Cães de pelo delicado tais como Yorkshire e Maltês, precisam ser escovados com pentes de cerdas finas e flexíveis que não danificam os fios. Na hora de escovar o pelo, seja delicado e faça com calma e devagar para desfazer os nós sem machucar seu cachorríneo.

Já os cães de pelo curto precisam de escovas feitas de borracha que retirem os pelos com eficiência e não machucam o bichinho. Eles também precisam de muito amor na hora da escovação já que a pele está muito próxima, com força você pode machucar sua pele e fazer com que ele não goste de passar por este momento.

Por último, temos os pelos duros que precisam de escovas que tenham cerdas semelhantes as escovas de seres humanos. Devido a sua espessura, os nós são mais difíceis de desfazer e por isso você precisa também ter cuidado, na verdade um cuidado extra é necessário para que seu amigo não sofra.

Existem ainda loções vendidas para cachorro que servem para ajudar na hora de escovar o pelo, deixando os fios muito mais fáceis de serem desembaraçados, isso além de proporcionar muito brilho e maciez aos fios. Cada loção serve para um tipo de pelo, então fique alerta na hora da compra.

Quantas vezes devo escovar o pelo do meu cachorro?

Tudo depende do comprimento e grossura do fio. Em geral, cachorros devem ser penteados uma vez por semana, sendo que a parte do focinho precisa de atenção diariamente. Cães com pelos longos precisam ser penteados de 2 a 3 vezes por semana e raças com pelos finos e delicados, é preciso pentear todos os dias para evitar grandes nós. É importante que você penteie seu amigão sempre em cima de uma toalha ou local onde você consegue retirar facilmente os pelos, assim diminui a bagunça feita em casa.

Você sabia de tudo isso? Comente!