Uva é uma bolinha adorável que parece simplesmente perfeita para cachorros, afinal eles adoram brincar! Porém, será que é possível dá-la ao cachorro ou pode fazer mal?

Não, você não pode dar. Em nenhuma hipótese. A uva é a principal causadora da chamada Insuficiência Renal Aguda (IRA) em cachorros e ela aparece sempre cerca de 24 horas após a ingestão do alimento. O que poucos sabem é que ela pode ser fatal!

Sintomas

Um cachorro com IRA apresenta os seguintes sintomas:

  • Vômito e diarreia (é possível que em ambo apareçam pedaços de uvas visíveis);
  • Perda de apetite;
  • Dor abdominal;
  • Pouco ou nenhum xixi ao longo do dia;
  • Letargia e apatia;
  • Insuficiência renal aguda;
  • Pode ser fatal!

Quando a insuficiência renal aguda ocorre, ela se apresenta de forma agressiva e leva a morte rapidamente, por isso se você suspeita que seu cachorro comeu uva de forma acidental ou você, sem saber, fez isso, corra para o veterinário o mais rápido possível para que ele possa interceder com procedimentos e medicação, assim impedindo a agravação do quadro e salvando seu amigo de quatro patas.

Cachorro pode comer uva? 3

Existe alguma quantidade tolerável?

Nenhuma. Isso porque a intoxicação por uvas não ocorre de acordo com a dose, mas sim com a sensibilidade do seu cachorro. Relatos veterinários afirmam que já houveram casos onde um cachorro de 8 kg comeu apenas 4 ou 5 uvsa e acabou falecendo devido as complicações. Além disso, já foi confirmado que as uvas passas são mais perigosas do que as normais e que todos os tipos podem ser muito tóxicos para os cachorros, sem existir nenhum tipo seguro.

É claro que da mesma forma que o chocolate, nem todo cachorro fica intoxicado com a fruta, porém já foi afirmado que cerca de 1/3 deles seja sensível ao alimento. Porém, 1/3 é muita coisa e eu tenho certeza de que você não vai apostar a vida do seu amigo por uma uva, correto? Então evite. Sempre. Tome todo o cuidado, quando comprar uvas deixe fora do alcance do seu amigo, não lhe de biscoitos com passas, nem panetone, nem qualquer tipo de alimento que a tenha em sua composição.

Até o momento não existe a confirmação do efeito ser cumulativo, porém acredita-se que cães que comam uvas às vezes podem desenvolver insuficiência renal crônica a longo prazo, não sendo nas primeiras 24 horas como no caso de uma ingestão mais significativa.

Cachorro pode comer uva? 4

Leia também: Por que cachorro não pode comer chocolate?

Por que a uva é tão perigosa?

Infelizmente, pesquisadores não descobriram até o momento a razão para tamanha toxicidade, por um tempo achava-se que eram as micotoxinas – produzidas por fungos – que causavam o mal ou até mesmo agrotóxicos, porem ambas as teorias já foram rebatidas. Hoje acredita-se que haja alguma substância na fruta que cause a toxicidade especifica para cães, porém não se sabe exatamente qual é.

O que fazer se meu cão comer uva?

Corra para o veterinário independentemente da quantidade de uvas que ele comer, isso porque a intoxicação ocorre de forma muito rápida e é extremamente perigosa, então é importante impedir a absorção da substância o mais rápido possível através da indução do vômito. Isso quem deve fazer é o veterinário, então não demore para tomar a decisão e leve-o o mais rápido possível. Já na clinica serão feitas medicações e colocação de soro na veia para que as toxinas sejam eliminadas e os rins continuem funcionando.

O melhor a se fazer é tomar cuidado e jamais deixar que o cachorro coma uva, assim evitando todo este mal e todo o risco para sua saúde.

Você sabia disso? Comente!