Canecas para Presente

Meu cachorro está com os olhos vermelhos e secreção, seria possível que esteja sofrendo de conjuntivite ? O que posso fazer para ajuda-lo?

Sabe quando você começa a espirrar, se coçar toda e ficar com os olhos vermelhos? Isso é uma reação alérgica e nos cachorros, o sintoma de vermelhidão ocular também ocorre, sendo classificada como conjuntivite alérgica. Ela está acontecendo com seu cãozinho devido a algum componente do seu ambiente que lhe causa alergia, assim gerando uma inflamação e sensibilidade no local.

Nesses casos, o tecido rosado que fica nas pálpebras – a conjuntiva – fica em um tom de rosa ainda mais profundo, inchado e produzindo lágrimas, isso além de causar coceira e dor. Esses sintomas podem ser causados por vírus, bactérias e também reação alérgica, sendo esta última a razão mais comum. Os alérgenos mais comuns são poeira, grama, plantas, pólen e fumo. Caso você identifique os sintomas mencionados acima, corra para o veterinário.

Diagnóstico

Canecas para Presente

Para fazer um diagnóstico preciso de conjuntivite, seu veterinário realizará os seguintes testes

  • Inspeção visual
  • Esfregaço conjuntival para avaliação citológica – é feito com swab de algodão estéril
  • Raspagem da pele ao redor do olho em busca de parasitas
  • Cultura conjuntival – obtida através de um cotonete de algodão estéril
  • Teste do rasgo de Schrimer – para verificar se a causa é falta de lacrimejamento

Então, podem ser feitos alguns tratamentos para descobrir a causa como tratamento para doença de pele simultânea e para doença viral ou dentária. Também é feita avaliação para descoberta de possível doença nasal. Tudo isso para ter a exata certeza da causa e assim, receitar um tratamento que vá realmente funcionar de forma certeira, sem bombardear seu amigão com medicamentos desnecessários.

conjuntivite

Leia também: Cachorro pode ter Alzheimer?

Em geral, o tratamento é muito fácil, sendo realizado com medicamentos tópicos como colírios com aplicação constante. Porém, é preciso verificar se o quadro irá sumir para sempre ou se irá voltar com frequência, assim sendo necessárias medidas preventivas para aliviar o problema.

Canecas para Presente

Prevenção

Para prevenir, é preciso saber a causa. Se for parasita, viral ou bacteriana, é preciso ter cuidado com os ambientes que o cachorro frequenta, fazer controle de pragas constantemente e ficar sempre de olho nas reações e sintomas que seu cachorro apresenta. Se for alérgica, é importante saber qual foi o alérgeno que causou o quadro, assim não expondo seu amigão a este tipo de situação e evitando a conjuntivite mais uma vez.

Esteja sempre alerta e preste muita atenção no seu cachorro. Um olho um pouco vermelho com pouca secreção pode acabar passando batido na correria do nosso dia-a-dia, porém é preciso lembrar que a vida do seu cachorro está em suas mãos, afinal só você poderá leva-lo ao especialista e procurar por respostas, assim terminando com o problema. Esteja sempre alerta, preze pela saúde do seu filho peludo sempre!