Cachorro é um animal curioso por natureza, porém ele não sabe que a curiosidade muitas vezes pode custar sua vida. Entretanto, você precisa saber e protege-lo destes males, por isso hoje vamos contar para você os 10 maiores venenos que você tem em casa.

O perigo mora na lavanderia

Branqueadores

Sabe os branqueadores de roupa que você utiliza para deixar tudo bem branquinho? São um veneno absurdo para os cachorros já que possuem cloro em sua composição. Caso ele coma por acidente, começará a vomitar, babar e sentirá muita dor abdominal.

Amaciantes de roupa

Os detergentes são tóxicos e podem fazer muito mal, porém os amaciantes podem levar seu cachorro a morte. ATENÇÃO! Eles possuem detergentes catiônicos, os mesmos presentes em desinfetantes e germicidas, e causam envenenamento quase imediato. Caso haja ingestão, seu cãozinho irá hiper-salivar (babar), vomitar, ter queimadura na boca, letargia, convulsões, choque e pode até entrar em coma.

Cuide do seu cachorro: Conheça 8 coisas que podem mata-lo! 2

Bolas de naftalina

Essas mesmo que você deixa super acessível e que parecem inofensivas. Elas são extremamente perigosas, causando danos severos ao fígado e afetando seu sistema nervoso. Caso haja ingestão acidental, seu cachorro irá vomitar e ter convulsões severas. Tenha muito cuidado com este produto e se possível, nem o use.

Álcalis

Esta é uma substância que compõe a água sanitária, permanganato de potássio e hidróxido de amônio. Produtos para desentupir canos, detergentes para banheiro, amoníacos e detergentes para lavar a louça são os principais vilões. Em caso de ingestão acidental, seu cachorro terá irritações e queimaduras em todo o caminho digestivo, indo da boca, esôfago, estômago, intestino e finalmente, cólon. Todas essas queimaduras são fatais. Os primeiros sintomas apresentados são irritação na mucosa oral, dor no tórax, convulsões, babar, lentidão e falta de apetite. Em geral, o pobre cãozinho falece 24 horas após a ingestão. JAMAIS deixe estes produtos ao alcance dos cachorros.

O banheiro também tem culpa

Enxaguante bucal

Diversas marcas de enxaguante bucal possuem em sua composição o ácido bórico, substância extremamente tóxica para os cachorros. Pessoas que usam lentes de contato também devem tomar cuidado com os líquidos que utilizam para fazer a limpeza das mesmas pois também possui ácido bórico. Caso haja o envenenamento, seu cachorro vomitará, irá babar, terá convulsões e pode entrar em coma.

cachorro

Leia também: Cachorro pode ter conjuntivite?

Paracetamol

Todo mundo tem paracetamol em casa, afinal é um analgésico muito poderoso para nós. Entretanto, também é um veneno poderosíssimo para os cães. O medicamento é capaz de prejudicar o fígado e os glóbulos vermelhos, podendo causar uma necrose hepática e levar seu cachorro a morte. Devido a sua dose letal, estima-se que de dois a três comprimidos já podem ser fatais!

Na cozinha também existem venenos

Chocolate

O cuidado com chocolate a gente já sabe, porém o reforço nunca é demais! É muito perigoso dar chocolate para seu cachorro devido a teobromina, uma substância tóxica obtida do cacau que estimula o sistema nervoso central, causa broncodilatação e causa problemas cardiovasculares.

Sementes de fruta

Sabe quando você come sua fruta favorita e deixa suas sementes na pia? Não faça isso. Diversos caroços são capazes de obstruir o trato respiratório enquanto diversas sementes são extremamente tóxicas para o seu amigão, então tome muito cuidado com o descarte delas, deixe fora do alcance dos peludinhos.

Você sabia de tudo isso? Comente!