Manga é uma fruta cheirosa e que quem gosta, ama. Porém, será que você pode dá-la ao seu cachorro? É o que iremos descobrir!

Sim, cachorro pode comer manga! Olha só que notícia boa! Porém, é muito importante tomar alguns cuidados. Apesar de parecer óbvio, alguns tutores podem sim ficar confusos a respeito de como dar estra fruta. É muito importante que você descasque muito bem a manga e retire todas as sementes dela, isso porque a casca pode causar problemas durante da digestão do cachorro enquanto as sementes causam graves problemas que podem ser desde o bloqueio do trato intestinal até obstrução intestinal ou do esôfago. Então, tome muito cuidado.

Benefícios da manga

Certo, você já sabe que pode dar manga ao seu cãozinho. Entretanto, por que você faria isso? Por seus inúmeros benefícios! A manga é uma fruta doce e suculenta que os cachorros amam, ela é riquíssima em fibras e também vitaminas como a Vitamina A – ótima para pele e pelos, Vitamina B6 – excelente para manter a saúde nos neurotransmissores, Vitamina C – protetora do sistema imunológico e Vitamina E, essencial para os cães devido a seus poderes antioxidantes.

Mas e a semente?

Vamos explicar detalhadamente os males que uma semente pode causar para que você tome MUITO cuidado nesta etapa. Caso você tenha um pé de manga na sua casa, fique sempre alerta para que seu cachorro não saia roubando as frutas e comendo casca e semente. A semente da manga é um grande caroço capaz de causar engasgo e asfixia dependendo da situação. Além disso, caso ela passe pelo esôfago, pode bloquear o sistema digestivo causando uma grave obstrução que pode leva-lo a morte!

Cachorro pode comer manga? 2

Além disso, esta semente possui cianeto, uma substância que é extremamente tóxica para os peludinhos e seus sinais de envenenamento levam apenas 15/20 minutos para aparecer. Caso não seja socorrido, as chances de sobrevivência são mínimas. Dentre os primeiros sintomas ocorrem vômito, salivação excessiva e tremores musculares. Então fique alerta e caso ocorra algum problema, corra para o veterinário ara evitar que a vida do seu cachorro termine.

Leia também: Cachorro pode comer banana?

Outros cuidados e informações importantes

Antes de adicionar qualquer tipo de alimento a dieta do seu cachorro, é muito importante discutir a ideia com seu veterinário de confiança. Só ele conhece seu cachorro e suas condições médicas para saber se é interessante ou não trazer a manga para a dieta dele. É importante pesar os benefícios diante dos possíveis malefícios e só um profissional é capaz de fazer isso.

Outro detalhe importante é a forma como você ingressa a fruta na dieta. Lembre-se que a ração é de suma importância para manter os nutrientes e vitaminas necessários no corpinho do seu cachorro. Como é uma fruta doce, os cachorros costumam ama-la  e não é incomum que comecem a não querer mais ração, só manga. Por isso, é importante da-lá em forma de petisco, fora do horário das refeições e com pouca frequência, assim não o acostumando a comer apenas ela. Entendeu?

Você conhecia essas informações? Comente!