Nem só de frutas vive um cachorro, existem diversos vegetais que podem sim ser dados aos pequeninos. Entretanto, será que o repolho faz parte desta lista? É o que iremos descobrir!

Sim! O cachorro pode comer repolho sim! Este é uma limento rico em benefícios dos quais os peludinhos podem se beneficiar desde que o vegetal seja incluído de forma gradativa e em pequenas porções sempre seguindo as instruções de seu veterinário de confiança. É sempre muito importante lembrar que cachorros são essencialmente carnívoros, ou seja, seu organismo é preparado para digerir gordura e proteína animal. Isso não exclui todos os outros alimentos, porém eles não devem ser dados como principais, mais sim como um complemento a dieta para deixar seu cão mais forte e protegido.

Leia também: Cachorro pode comer abacate?

Benefícios do repolho

Este é um alimento rico em sais minerais como cálcio, ferro e enxofre, assim sendo excelente para os dentes, ossos e pele. Além disso, é rico em vitamina A, vitamina K e vitaminas do complexo B e ácido fólico. Ao seu consumido cru, ainda há uma grande quantia de vitamina C. Também estão no repolho substâncias como glutamina e polifenóis, ambos excelentes anti=inflamatórios. Já seus bioflavonoides garantes propriedades antioxidantes, anticancerígenas e de proteção celular, assim evitando os danos causados pelos radicais livres.

Como oferecer

O repolho é um alimento conhecido pela produção de gases no intestino e para evitar problemas graves, é importante que o repolho seja dado como um pequeno complemento a cada refeição. Ou seja, corte pequenas porções em tirinhas e coloque por cima da ração dele. É importante lembrar que o mesmo possui uma substância chamada tiocianato que em grandes quantidades pode causar intoxicação canina, então mantenha o vegetal longe do cachorro, dando a ele apenas pequenas porções ocasionais, de uma a duas vezes por semana. Você também pode cozinhar o vegetal, assim eliminando o risco de intoxicação, e d-alo aos poucos também. Porém, ao cozinhar, outros benefícios também deixam o vegetal, por isso em geral é mais interessante dá-lo cru, porém com muito cuidado e em pequenas quantidades.

Cachorro pode comer repolho? 2

Cuidados

O ideal é sempre visitar seu veterinário de confiança para consultar a quantidade ideal. Cada cachorro possui um tipo de porte, especificidades no organismo e tendências ao desenvolvimento de doenças específicas, por isso apenas seu veterinário – que conhece muito bem seu cãozinho – poderá dizer com certeza qual é a quantidade ideal, quando deve ser dado e com qual frequência. Antes de adicionar qualquer alimento a dieta do seu amigão, sempre questione seu veterinário. Assim você ficará seguro e seu pequenino também.

Gostou da dica? Já adiciona o repolho na dieta do seu cachorro? Conte para a gente na área dos comentários! Também não esqueça de compartilhar esta matéria com aquele seu amigo ou amiga que é apaixonado por cães.