Pastor Alemão é uma raça de cachorro belíssima, são grandes, poderosos e imponentes. Muito fiéis e uma excelente raça para ter em casa. Pensando nisso hoje traremos 5 incríveis curiosidades sobre o Pastor Alemão, espero que você goste e se surpreenda!

1. Participação nas duas Guerras Mundiais

Poucos sabem, porém o Pastor Alemão foi uma das poucas raças que acompanharam o exército alemão tanto na Primeira Guerra Mundial quanto na Segunda. Quando a Primeira Guerra iniciou, esta ainda era uma raça relativamente nova e trouxe bastante medo as autoridades alemãs devido a seu desconhecimento sobre ela. Porém, durante os quatro anos de guerra foram eles que entregaram mensagens, localizavam os soldados feridos e faziam grandes patrulhas com seus oficiais, estando sempre atentos a presença de inimigos.

Ele foi tão eficiente que chamaram a atenção de todo o mundo, soldados aliados levavam para casa na bagagem grandes histórias e admiração pela raça. Foi assim que ela ganhou grande popularidade a nível mundial. Já durante a Segunda Guerra Mundial o pastor alemão já possuía o título de uma das raças mais famosas na Europa e também nos Estados Unidos, desta vez suas habilidades estavam ainda mais afloradas e fizeram ainda mais sucesso em suas tarefas.

Pastor Alemão

2. Raça de Hollywood

Lembrando já da década de 20, temos Rin-Tin-Tin, um Pastor Alemão mundialmente famoso pela participação em ‘As Aventuras de Rin-Tin-Tin’ e também em inúmeros filmes, ganhando em 1954 até mesmo uma série de televisão própria. Só para você ter ideia, este belíssimo cachorro ganhou até mesmo uma estrela na calçada da fama de Hollywood onde sua patinha está registrada até os dias de hoje. Depois dele, iniciou-se uma grande sequência de filmes que apostaram no Pastor Alemão para participar de seus enredos, dentre eles K-9 O Agente Canino, Eu Sou a Lenda, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Rex: O Cão Policial e inúmeros outros.

3. O primeiro cão-guia de toda a história!

Tudo começou após a Primeira Guerra Mundial quando Judy, Meta, Folly e Flash – quatro pastores alemães – foram treinados e entregues a veteranos da Primeira Guerra Mundial que precisavam de auxílio para se locomover devido a perda da visão. Esta entrega ocorreu em Merseyside no dia 6 de outubro de 1931 e abriu precedentes para a criação da escola The Seeing Eye cujo cofundador Morris Frank apostava em cachorros da raça Pastor Alemão para esta função.

Pastor Alemão: 5 incríveis curiosidades sobre a raça 2

Leia também: Rottweiler: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

4. Não só em Hollywood…

O Pastor Alemão é uma das raças mais populares de todo o mundo, não apenas no cinema como nas casas de todo o mundo. Isso porque é considerado o ‘combo perfeito’ já que possui bela aparência, extrema inteligência, grande sensibilidade e um ótimo e confiável temperamento. As famílias adoram o pastor alemão devido a sua lealdade, defendendo sempre seus lares não importa o que aconteça. São muito leais e quando devidamente socializados e treinados, são excelente companheiros para crianças. Convivem pacificamente com outros animais e são muito, muito corajosos. Porém, é muito importante que passem por um processo de adestramento e socialização para que não fiquem agressivos ou possessivos.

5. Função de origem

Apesar de considerarmos com frequência que o Pastor Alemão é um cão para funções como cachorro policial, cachorro de resgate, cão-guia ou ainda guardião de seu lar, esta raça na verdade teria sido desenvolvida para pastorear rebanhos, principalmente ovelhas, na Alemanha. Sua origem ocorreu no final do século XIX quando o capitão da cavalaria Max Emil Frederick von Stephanitz dedicava seu tempo na criação de uma raça capaz de trabalhar nos campos que tivesse uma estatura nobre. Hoje, esta é uma das raças mais versáteis do mundo, sendo muito inteligentes e de fácil aprendizagem.

Gostou das curiosidades? Comente!