Canecas para Presente

Se você é tutor a algum tempo deve ter percebido que cachorros cheiram tudo! Desde o chão as almofadas, calçados, tapetes, cadeiras, árvores, enfim. Tudo mesmo. Porém, você sabe o porquê disso?

Isso ocorre porque o cachorro vê o mundo através do seu olfato, isto porque ele é cerca de milhares de vezes melhor do que o nosso. Um cachorro possui em média duzentos milhões de receptores olfativos nasais e cada um deles é capaz de detectar e identificar moléculas de odor que estão voando pelo ar ou ainda impregnadas nos objetos. Só para você ter ideia, este número de receptores olfativos é 25 vezes maior do que o nosso, tornando o cão capaz de sentir aromas em concentrações quase 100 milhões de vezes menores do que seres humanos, o que significa dizer que ele sente o cheiro de uma gota de sangue submersa em 5 litros de água.

Ou seja, quando seu cachorro espirra, sente incômodo no nariz e começa a esfrega-lo no chão, isso é sinal de que existem aromas irritantes e desagradáveis no ambiente onde o cachorro está. Desinfetantes, cheiro de tintas, solventes, vernizes e até mesmo perfume que você usa pode causar enjoo, vômito e náusea no seu peludinho. Quando um cachorro respira, o ar entra diretamente e não passa pelos receptores do olfato, entretanto quando ele quer cheirar, o ar percorre todo o caminho dentre os receptores para que sejam identificados e interpretados os sinais olfativos.

Por que cachorros cheiram tudo? 2

Leia também: Por que cachorro lambe seu tutor?

O olfato foi muito útil aos cães em tempos de vida selvagem na identificação de alimento, caça e também identificação de predadores. Eles também são capazes de usar o olfato para descobrir trajetórias alheias e pistas. É por isso que eles são excelentes na identificação de vítimas em acidentes ou ainda de drogas em aeroportos. Eles também podem ser treinados como cães de resgate em guerras ou para detectar bombas. Logo, é por isso que eles simplesmente cheiram tudo! Os aromas os ajudam a identificar o que há ao seu redor, assim auxiliando a ver o mundo.

É muito importante que você tenha muito cuidado com o olfato do seu cachorro para evitar as náuseas e mal estares devido a odores em casa. Observe se seu cachorro gosta do seu perfume, amaciante, sabão, desinfetantes e outros produtos que possam ter aroma. Tenha atenção e lembre-se de que utilizar um cheiro forte seria o mesmo que alguém colocar uma lanterna nos seus olhos, assim produzindo mesmo mal estar.

Aprendeu agora por quê os cachorros cheiram tudo? Comente!

Canecas para Presente