Canecas para Presente

Ontem falamos um pouco sobre o sensível olfato dos cachorros e como ele é sensível a diversos tipos de cheiros. Pensando nisso hoje vamos trazer 5 cheiros que cachorros simplesmente detestam para você evitar tê-los em casa. Vamos lá?

Leia também: Por que cachorros cheiram tudo?

1. Perfumes

É isso mesmo, todo cachorro odeia perfumes – sem exceção! Você já deve ter percebido que após colocar um pouco de perfume, se você tentar abraçar seu cachorro será terrivelmente rejeitado. Isso ocorre porque um perfume possui uma infinidade de compostos químicos e os cães sentem os cheiros de um por um, assim tornando a situação simplesmente insuportável. Além disso, ao colocar um perfume, nosso cheiro próprio é camuflado e os cães odeiam isso, afinal é através do olfato que eles veem o mundo. Logo, o perfume seria como se nós utilizássemos uma venda, bloqueando a visão. Então, se você tem um cachorríneo, evite o uso de perfumes tá bom?

2. Esmalte de unhas

Se você tem um cachorro em casa, evite ao máximo pintar suas unhas próxima dele. O cheiro deste grande conjunto de compostos químicos – dentre eles formaldeído, nitrocelulose, álcool isopropílico e acetato – é simplesmente insuportável para cachorros e pode causar espirros, coceira no nariz e mal estar no seu amigão. Os removedores de esmalte também são grandes vilões, principalmente a acetona que é extremamente odiada por eles. Então, caso deseje estar sempre com as unhas bonitas e arrumadas, opte por fazer isso fora de casa ou ao menos longe do seu amigo canino. Ele com certeza ficará muito grato.

3. Naftalina

Além de ser EXTREMAMENTE tóxica para cachorros, uma bola de naftalina tem um aroma simplesmente insuportável para eles. Caso você não saiba, a ingestão de apenas uma bola pode causar quadros gravíssimos de vômito, diarreia e convulsão, podendo levar seu amigo a morte! Além disso, só o cheiro já lhes faz muito mal devido a altíssima concentração de produtos químicos tóxicos. Então, evite ter este produto em casa ao máximo para não ferir seu amigão.

cheiros

4. Vinagre

Este é outro grande cheiro odiado pelos pequeninos. Muitos dizem que é muito bom utilizar vinagre para limpar áreas onde o cachorro fez xixi por acidente, porém ao fazer isso você acaba provocando uma reação olfativa péssima aos pequeninos. Entretanto, se você apostar no vinagre de maça, o problema não será tão grave. Isso porque este produto possui grandes benefícios aos cachorros, sendo muito utilizado na hora do banho, por exemplo. Porém, como este é um cheiro muito odiado, é importante mistura-lo bem no shampoo na hora do banho ou com amaciante caso você vá tirar o cheiro de xixi do tapete, sofá ou outra área com tecidos.

5. Cloro, amoníaco e diversos outros produtos de limpeza

Sabe quando você decide limpar sua casa todinha com cloro, amoníaco ou outros produtos químicos muito fortes? Isso certamente causará muito mal estar aos seus amigos peludos que odeiam muito estes odores. Inclusive, o cloro e o amoníaco são altamente nocivos para eles e ao inalar de forma direta, pode ocorrer irritação tanto nas vias respiratórias quanto em todo o esófago, causando problemas muito graves. Além disso, o amoniano produz um cheiro muito semelhante ao da urina de cães, fazendo com que seu cachorro acredite que outro tenha marcado território em seu lar, assim o mantendo em posição de alerta e também provocando sua própria marcação de território – ou seja, mais xixi para você limpar.

Você sabia de tudo isso? Comente!