Canecas para Presente

Se a sua cadela não foi castrada e tem acesso a outros cachorros, é sempre uma preocupação como saber se ela está ou não prenhe. Porém, caso você esteja com esta dúvida, fique tranquilo que a gente esclarecesse!

Sintomas que a cadela prenhe apresenta

No ser humano, os sinais comuns são ausência de menstruação, enjoo e vômitos constantes. Porém, nas cadelas ocorrem sintomas um pouco diferentes. Veja só:

  • Redução ou falta de apetite
  • Aumento e escurecimento dos mamilos
  • Barriga aumentada
  • Cansaço constante e mal-estar físico
  • Fica grande parte do tempo procurando lugares e objetos confortáveis para fazer seu famoso ninho.

Caso esteja com dúvidas, a partir do 25º dia de gestação já é possível realizar uma ultrassonografia para verificar se há mesmo filhotes neste forninho e se eles estão sadios lá dentro.

Quais cuidados devo tomar se constatar a prenhez?

Ao descobrir que sua cadela está prenhe, é muito importante cuidar dela com todo o amor. Você deve diminuir seus esforços através de brincadeiras mais leves e nada de passeios prolongados. Também é importante realizar com ela caminhadas curtas, estas são capazes de fortalecer e preparar a cadela para o parto. Ao constatar que ela está prenhe, é de suma importância que você procure seu veterinário para que ele possa acompanhar de perto o quadro, assim garantindo que tanto sua cadela quanto seus filhotes fiquem bem em todo o período.

prenhe

Devido a falta de apetite apresentada, é comum que elas não queiram comer nesta etapa. Porém, é muito importante que elas se alimentem para que mantenha sua saúde. Por isso, você precisa reforçar suas refeições pelo menos duas vezes ao dia através de rações úmidas até o 30º dia da gestação, após isso ofereça ração com muita proteína e caloria. Você também não deve mante-la em ambientes estressantes, elas precisam manter a calma e estar em um ambiente tranquilo. Caso algo a aborreça, é comum que partos prematuros sejam provocados.

Na hora do parto

Na hora do parto é muito importante manter a calma, tudo dará certo se você ficar tranquilo. As contrações costumam começar quatro horas antes do primeiro nascimento e o intervalo entre um filhote e outro costuma ser de 15 minutos. O parto canino costuma ser muito tranquilo, sem dificuldades. Porém, caso você ache que há algo diferente do que deveria, ligue imediatamente para seu veterinário e peça para que ele venha ajudar você. Ao perceber que sua cadela está próxima a dar a luz, a acomode em um local confortável com lençóis limpos acima de um local macio. Você pode colocar abaixo da caminha que está criando alguns papelões para conter as possíveis umidades. Se ela tiver feito um ninho, a acomode lá acima dos lençóis limpos.

Você conhecia essas informações? Comente!

Canecas para Presente