Sabe as patinhas que nós amamos tanto? Àquelas que cheiramos, beijamos e observamos com atenção quando eles estão dormindo? Pois bem, elas escondem mais mistérios do que você imagina e hoje viemos desvenda-los um a um. Vamos lá?

Para que servem as adoráveis almofadinhas?

As almofadinhas – nome técnico: coxins – tem a importante função de dar apoio ao cachorro quando ele caminha. Porém, mais do que isso, ela é antitérmica. Devido a sua formação de pele mais espessa que possui maior quantia de queratina e também de gordura, o cachorro consegue caminhar por mais tempo em locais quentes ou ainda em frios extremos como a neve! Isso é muito útil em situações de temperaturas extremas – quentes ou frias. Porém, isso não quer dizer que eles são imunes e podem fazer isso ilimitadamente. Apesar de ter uma resistência maior, tanto o frio quanto o calor são capazes de queimar os coxins, então é preciso ter muito cuidado e não andar com seu cachorro em pleno sol do meio-dia no asfalto ou ainda em um lago congelado (caso você more ou vá visitar um país que neva).

Curiosidades incríveis sobre as patinhas do seu cachorro! 3

Cheirinho de chulé?

Sabe quando você dá aquela cafungadinha nas patinhas do seu amigo e sente cheirinho de chulé? Isso acontece porque é por meio delas que eles suam. As patinhas são as responsáveis por armazenar as glândulas de suor, assim as utilizando para conquistar o equilíbrio térmico nos ambientes, assim ficando estáveis. Vale ressaltar que esta é uma ferramenta secundaria, o método de resfriamento principal ocorre através da boca quando o cachorro arfa.

Tá, mas e o chulé?

Quando ocorre o suor, é normal que a região entre as almofadinhas fique úmida e isso acaba gerando uma proliferação de micro-organismos, assim causando o chulézinho. Caso você queira evita-lo, basta fazer uma higienização após caminhadas e dias quentes utilizando panos umedecidos entre os dedinhos, você também pode apostar em um hidratante que ajuda a remover a pele morta.

Hidratação das patinhas de cachorro

Já percebeu que às vezes as patinhas do seu cachorro ficam com aspecto ressecado e com coloração esbranquiçada? Isso acontece devido a capacidade de se ajustar e suportar diferentes temperaturas, todo esse processo acaba causando o ressecamento. Caminhar em asfaltos e calçadas também acabam acelerando este processo e para que seu pequenino continue confortável e feliz, é muito importante que você utilize hidratantes nos coxins. Isso ajudará a impedir o processo de ressecamento e garantirá ao seu cachorro uma maior qualidade de vida.

Leia também:  Cuide do seu cachorro: Conheça 8 coisas que podem mata-lo!

Curiosidades incríveis sobre as patinhas do seu cachorro! 4

Cães têm dedos nas patinhas?

Simmmm! Sabe aquela estrutura adorável onde as unhas nascem? Elas são falanges de dedos! Cada cachorro, em geral, possui 5 dedos em cada patinha dianteira e 4 na traseira – alguns chegam a ter o quinto dedo também. Tudo isso serve para dar sustentação ao peso do cachorro que se locomove através da ponta dos dedos, diferente de nós que utilizamos o calcanhar para dar sustentação. O quinto dedo se chama ergô e, apesar de não ajudar muito no apoio do peso, elas são ótimas para ajudar no apoio de brinquedos, ossinhos, etc.

Gostou de conhecer essas curiosidades? Comente!