Os pequenos filhotes nascem e vivem se alimentando por algum tempo exclusivamente do leite materno. Logo, é muito comum que alguns tutores não saibam quando começar a dar ração aos pequeninos. Vamos descobrir?

Aguarde o desmame

O desmame ocorre mais ou menos ao final do primeiro mês de vida, é neste período o filhote começa a querer comer outros alimentos além do próprio leitinho materno com o qual está acostumado. É muito importante que você aguarde este momento e não acelere o processo pois o filhotinho sabe quando está pronto para outros alimentos. Quando isso ocorrer, você pode, aos poucos, introduzir outros alimentos.

É importante ter cuidado e fazer isso devagar pois o pequenino continuará mamando, já que está acostumado a tomar o leite da mamãe. No início, devido a seus dentes finos e frágeis, é muito importante que você não os alimente com ração para filhotes seca, assim apostando nas rações úmidas que são mais fáceis de mastigar e que também possuem os nutrientes corretos para esta fase.

Quando posso começar a dar ração para filhotes? 2

Qual ração para filhotes devo dar?

Após este período de ração úmida, você pode aos poucos ir migrando para a semi-úmida até chegar na seca. Esta deve ser dada a partir dos 3 meses de idade devido a fragilidade dos dentinhos, neste período eles já estão mais firmes e são capazes de mastigar os grãos mais duros.

É extremamente importante escolher uma ração de qualidade que possua no mínimo 20% a 30% de proteína de origem animal, as rações para filhote também costumam vir com um pouco de leite e diversas outras proteínas que são essenciais para seu crescimento saudável. Também é importante observar que a quantia oferecida não deve ser grande, apresentando a ração aos poucos e servindo pequenas porções para que ele não coma demais.

Leia também: Por que filhotes de cachorro gostam de morder tudo?

Cuidados importantes

Jamais dê comida humana a filhotes, isso devido a sua alta concentração de sódio e também de temperos com os quais o corpo de um filhote não consegue digerir. Evite também petiscos e alimentos para cachorros adultos neste processo. É de suma importância que você respeite as etapas e que não saia introduzindo a ração seca já no primeiro mês. Você deve ter paciência e amor, zelando assim pelos pequeninos que acabam de nascer e estão explorando o mundo pela primeira vez.

Caso você tenha dúvidas sobre a hora do desmame, é importante consultar seu veterinário de confiança. Ele saberá dizer se o cachorro já está pronto para deixar o leite materno e ir em busca de rações especiais para ele. É importante também tomar um cuidado especial com a ração da mãe, ela jamais deverá ser compartilhada com os filhotes e por isso, a mãezinha deve ser alimentada em outro ambiente e sua ração servida sempre na hora que ela for comer. Não deixe disponível pela casa porque filhotes são travessos e se assim desejarem, vão acha-la e comer tudo. Hehe.

Você sabia de tudo isso? Comente!