Você já percebeu que seu cachorro possui adoráveis bigodes? Para que será que eles servem? Você nem imagina as inúmeras funções e curiosidades que esta pequena e divertida parte do corpo deles possui. Vamos lá?

Antenas ambulantes

É isso mesmo, só não pense que irá conseguir sintonizar canais nelas! Hehe. As ‘antenas’ dos cachorros servem como estímulo para os nervos sensoriais onde se encontra, assim ajudando o cãozinho a explorar seu ambiente. Quando os bigodes encostam em alguma coisa, o fio vibra e estimula esses nervos sensoriais como um feedback imediato sobre o espaço ao redor. Tudo isso em milésimos de segundos! Além disso, eles também ajudam na comunicação com outra espécie, na dispersão de feromônios, na busca por comida e até mesmo para ajuda-lo a manter a cabeça erguida enquanto nada.

Diversidade de bigodes

Primeiro é preciso saber que bigode é apenas um apelido carinhoso, o nome correto é vibrissas que deriva da palavra em latim Vibrio que significa vibrar. No corpo do cachorrinho existem inúmeros tipos de bigodes espalhados além dos que você já conhece. Eles possuem nas bochechas, acima dos olhos olhos e queixo também! Todos com a mesma função de ajudar na localização do seu amigo.

Eles crescem novamente

Fique tranquilo caso tenha aparado os bigodes do seu pequenino sem querer. Não é um bom hábito porque por algum tempo ele se sentirá bem deslocado, porém os fios crescem novamente, então não há motivos para desespero. Só ajude seu amigo até que isso ocorra porque ele certamente ficará bem desorientado por um tempo.

Leia também: Curiosidades incríveis sobre as patinhas do seu cachorro!

Curiosidades incríveis sobre os bigodes do seu cachorro! 2

Bigodes provém grande proteção

Além de localização, os fios do bigode tem função protetora, principalmente àqueles que ficam acima dos olhos como uma extensão dos cílios. Estes servem para proteger os olhos do seu filho peludo de danos que podem ocorrer devido ao reflexo de uma piscada. Se qualquer coisa encosta nesses bigotes, o olho do pequenino fecha imediatamente! Se quiser, com muito amor, faça o teste tocando de leve para ver que ele fechará o olho na hora. Só não o fique importunando, afinal isso é um sinal de alerta e pode estressa-lo. Ao pingar um colírio, lembre-se de não encostar nesta área para que o remédio não se perca devido a piscada.

Não faça carinho ali

Não encoste ou fique fazendo carinho na região onde existem esses fios, isso porque ele certamente irá desviar, fugir ou ficar estressado devido ao alerta que seu corpo recebe. Lembre-se sempre que estes são pequenos sensores de proteção e localização, então não devem ser encostados ou acariciados. Fique longe, hehe.

Auxílio no ponto cego

Assim como os automóveis, os cães também possuem pontos cegos. Já percebeu que, às vezes, você coloca o petisco bem pertinho dele e ele simplesmente não consegue achar até fareja-lo? Isso ocorre devido a estes pontos cegos e os bigode ajudam justamente a evitar que esta região sem visão atrapalhe a locomoção do cachorro, ajudando-o a calcular a distância de cada objeto do ambiente que encosta ali.