Sabe quando seu cachorro para na sua frente e vira a cabeça adoravelmente? Então, isso acontece com certeza frequência na casa de todo o tutor, porém você já parou para pensar no porquê dos pequenos peludos fazerem isso?  Esta ação possui uma razão e hoje vamos descobri-la!

Ele está tentando te ouvir melhor! Olha que adorável! <3 Alguns pesquisadores acreditam que ao inclinar a cabeça, os cachorros acreditam que existe uma possibilidade do que está sendo dito ser importante para ele. Seja uma conversa sobre comprar ração ou um possível convite para um passeio. Isso acontece porque os cães são capazes de compreender nossa linguagem humana unindo as palavras ditas ao tom de voz e ao inclinar a cabeça, eles conseguem se concentrar melhor para escolher a palavra-chave daquela conversa e uni-la ao tom de foz usado. Desta forma, eles compreendem que você está planejando o próximo passeio ou procurando onde está seu brinquedo favorito.

Por que meu cachorro vira a cabeça? 2

Leia também: Por que cachorro lambe seu tutor?

Para compreender e acreditar melhor nesta teoria é preciso saber como funciona a audição dos cães. Eles possuem orelhas móveis capazes de localizar exatamente a fonte de som, então ao mover as orelhas o cérebro de um cachorro é capaz de calcular diferenças de tempo extremamente pequenas entre o som que atinge uma orelha ou outra. Até mesmo uma pequena mudança na posição da cabeça do cachorro em relação ao som faz com que seu cérebro consiga identificar melhor a distância e o que está sendo dito. Logo, quando vira a cabeça, ele está tentando localizar com precisão a fonte do som, assim tentando ouvir você melhor.

Também é interessante observar que se você achou adorável a primeira vez que ele virou a cabeça e falou isso para ele, a chance dele repetir o movimento é muito maior devido ao encorajamento. Logo, talvez a frequência com que ele vire a cabeça tenha total relação com você e seu encorajamento. Cachorros são extremamente influenciáveis pelo seu tom de voz e também por suas palavras de encorajamento, então caso você goste muito de alguma gracinha que ele faça, basta dizer coisas como ‘que coisa linda’ ou ainda ‘você é muito lindo, garotão!’ para que ele continue fazendo.

A grande verdade é que eles vivem para fazer seu tutor feliz e quanto mais eles conseguirem agradar você, mais felizes ficarão também. Por isso, valorize muito a amizade de seu cachorro, ela vale ouro! Gostou da matéria? Comente!